metropoles.com

Sem quórum, eleição para presidência do Sinpol-DF é invalidada

Apenas 2.344 dos 5.431 associados aptos participaram da votação. Um novo pleito será convocado

atualizado

Compartilhar notícia

A eleição para o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) foi invalidada por falta de quórum. Apenas 2.344 filiados compareceram aos locais de votação nesta quinta-feira (05/03). O número mínimo de participações precisava ser 2.716 – 50% dos 5.431 associados aptos a votar, mais um. 

Uma nova eleição será convocada. No novo pleito, marcado para o dia 26 de março, o quórum mínimo será de 40% dos filiados aptos a votar.

Quatro chapas disputam o comando do Sinpol-DF. A gestão terá duração de três de anos.

Após comandar o sindicato por seis anos, o atual presidente da entidade, Rodrigo Franco – conhecido como Gaúcho –, ficou fora da disputa. O candidato da situação é Alex de Oliveira Galvão, que, atualmente, ocupa o posto de diretor adjunto de Benefícios, Cultura e Esportes da instituição e é vice-presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol).

Galvão encabeça a Chapa 20. O candidato a vice-presidente do grupo é Enoque Venâncio de Freitas. O apoio do atual comando à dupla, no entanto, tem sido utilizado pelos adversários, que atribuem à gestão os seis anos sem mudanças no contracheque da PCDF.

A Chapa 10 conta com José Maria Oliveira Mendes como candidato a presidente e Francisco Pereira de Sousa a vice-presidente. Sousa comandou a Associação Geral dos Servidores da Polícia Civil do Distrito Federal (Agepol-DF) de 2015 a 2017.

José Marcus Monteiro de Oliveira e Júlio da Silva Carvalho compõem a Chapa 30 como candidatos a presidente e vice-presidente, respectivamente. Júlio Carvalho ocupa, atualmente, o cargo de chefe de Gabinete da Administração Regional do Cruzeiro.

O candidato à presidência do Sinpol-DF na Chapa 40 é Antônio Marcos Cosmo. Ele enfrentou Rodrigo Franco na última eleição do sindicato. Ficou em terceiro lugar – seis grupos disputaram o comando da entidade em 2017. O candidato a vice-presidente é Theodoro Eduardo Gonçalves Leite, que presidiu a Associação dos Agentes Penitenciários da Polícia Civil do Distrito Federal (Agepen).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?