Autor do livro Elizabeth: An Intimate Portrait (Elizabeth: Um Retrato Íntimo, em tradução livre), Gyles Brandreth sempre esteve atento a todos os movimentos da falecida majestade, que ficou sete décadas à frente da monarquia do Reino Unido. Na avaliação do escritor de 74 anos, uma integrante da realeza busca seguir os passos da icônica soberana na atualidade. Trata-se de Kate Middleton.
Na obra literária, Brandreth lembrou de uma conversa que teve com o marido de Elizabeth, o falecido príncipe Philip, sobre Kate. No bate-papo, o duque de Edimburgo comentou se sentir “aliviado” por saber que o neto William havia encontrado “uma garota tão sensata”. Ele teceu elogios para a princesa de Gales e aproveitou para revelar uma regra de ouro da então monarca.

Kate Middleton e rainha Elizabeth Chris Jackson/Getty Images

Elizabeth ao lado da futura rainha consorte, Kate MiddletonSamir Hussein/Samir Hussein/WireImage/Getty Images

A rainha Elizabeth II com os dois sucessores ao trono e as respectivas esposasDominic Lipinski-WPA Pool/Getty Images

As duas em um evento em homenagem a soldados mortos Karwai Tang/WireImage/Getty Images

Kate Middleton e príncipe William com a rainha ElizabethPool/Samir Hussein/WireImage/Getty Images

O núcleo sênior da realeza no fim das comemorações do Jubileu de PlatinaSamir Hussein/WireImage/Getty Images
“Não olhe para a câmera. A rainha nunca olha para a câmera nunca. Nunca. Olhe para quem você está falando. Veja o que você veio ver”, atestou Philip para o autor e ex-integrante do Parlamento do Reino Unido.
Em uma ocasião, Gyles Brandreth “passeou” com Kate e prestou atenção no caminhar da princesa de Gales, à época detentora do título de duquesa de Cambridge.
“Estive passeando com a duquesa de Cambridge. Ela não olha para a câmera. Sempre que é entrevistada, Catherine [nome de batismo de Kate] fala sobre o assunto em questão, nunca sobre si mesma”, destacou Brandreth. Segundo o autor, a princesa de Gales sabe bem como “representar a família real” por não aparecer diante das câmeras como “uma celebridade”.
Não é a primeira vez que especialistas em realeza comparam a falecida rainha Elizabeth e Kate Middleton. Em entrevista ao portal britânico Express, a jornalista Victoria Murphy ressaltou sobre existir “muitos paralelos” entre as duas: “Nenhuma delas são personalidades extrovertidas. Elas não procuram os holofotes. Ambas mantêm um certo elemento de mística na vida pública”, frisou.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.