metropoles.com

Conheça os jovens arquitetos que estreiam na CASACOR Brasília 2021

A 29ª edição da mostra será marcada pela estreia de novos criadores, donos de um olhar jovial para a arquitetura e design. Confira!

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Isabela Diniz, Caroline Nogueira e Olivia Campos
1 de 1 Isabela Diniz, Caroline Nogueira e Olivia Campos - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Após o hiato de um ano em seu formato convencional, em razão da Covid-19, a CASACOR Brasília volta à ativa em sua 29ª edição. O projeto ocupará uma área de 7.200m² na 904 Sul e reunirá arquitetos, designers de interiores e paisagistas veteranos ou estreantes na mostra.

Ao todo, 37 ambientes foram projetados por mais de 40 profissionais em torno do tema Casa Original, que instiga uma reflexão sobre o morar contemporâneo ao propor o resgate da história de seus habitantes em equilíbrio com a tecnologia.

A CASACOR Brasília 2021 acontece da próxima terça-feira (26/10) até o dia 12 de dezembro, e será marcada pela estreia de novos criadores, donos de um olhar jovial para a arquitetura e design. São eles os escritórios de Maria Araújo, Orestes Blanco, Rosa Pereira, Isabela Diniz, Caroline Oliveira e Olivia Campos.

Confira um pouco mais sobre esses participantes da nova geração:

Maria Araujo

A arquiteta e urbanista Maria Araujo fundou seu escritório em 2020, na capital, com o intuito de desenvolver projetos em diversas escalas, desde comerciais até residenciais e de interiores. “A empresa possui uma linguagem contemporânea com referências ao modernismo brasileiro, sempre buscando novos materiais e revestimentos”, conta a brasiliense.

Maria Araujo - crédito Julia Totoli (4)
Maria Araujo

Segundo a profissional, para contar histórias por meio da arquitetura, os trabalhos levam a personalidade dos clientes, os tornando únicos e criando uma identidade própria ao escritório. “Todos os projetos passam por um olhar sempre atento aos detalhes e acabamentos para transmitir toda a leveza e fluidez necessária em cada etapa, desde o estudo preliminar até a obra”, fala Maria Araujo, que já passou por renomados escritórios antes de abrir o próprio empreendimento.

“Estamos muito felizes e honrados com o convite para participar da CASACOR 2021. Sem dúvidas, esse é um grande passo para o posicionamento do escritório: participar de um evento de escala nacional com parceiros e fornecedores tão importantes como Portobello e Arquivo Contemporâneo”, afirma Maria Araujo.

Maria assinará o Espaço Gourmet, de 90m2, que será composto por formas orgânicas e naturais, padrões monocromáticos, mobiliário de design (como a poltrona Jangada de Jean Gillon), adega suspensa em alça de couro e um quadro do badalado artista Sando Gos. “Na reflexão do tema da mostra, entendemos que a casa original é a volta do que seria essencial, e nada nos fez mais sentido que um espaço amplo para receber amigos e familiares”, descreve a criadora.

22/07/2021. Brasília-DF. CASACOR Brasília dá o start na sua 29ª edição com a apresentação do espaço e tema da edição 2021. Fotos: Arthur Menescal/Especial Metrópoles
A CASACOR 2021 ocupará a antiga CEB, na 904 Sul

“No mesmo pensamento do que seria essencial, escolhemos os materiais. Usamos materiais e texturas em suas formas mais naturais, de maneira orgânica”, acrescenta a jovem, responsável pelo projeto da loja da designer de joias Silvia Badra, no Lago Sul.

A profissional tem grande admiração pelos arquitetos modernistas que projetaram a capital federal. Dos nomes da atualidade, ela destaca Valéria Gontijo, por quem enaltece e demonstra carinho. “Foi no escritório dela que eu tive a minha primeira oportunidade profissional e ensinamentos que levo comigo até hoje”, declara.

Orestes Blanco e Rosa Pereira

Amigos e colegas de longa data, Orestes Blanco e Rosa Pereira uniram forças para abrir um espaço no Centro Comercial Gilberto Salomão, no Lago Sul. Por lá, eles tocam suas marcas: Orestes Blanco Arquitetura e Studio Mind. “Foi uma junção do melhor que cada um poderia agregar e, assim, nos completamos”, dizem eles.

Rosa Pereira e Orestes Blanco

Orestes formou-se em Arquitetura e Urbanismo, em 2017, pelo UniCEUB. Rosa, por sua vez, graduou-se em 2010 na UFSC, em Florianópolis. Juntos, eles constroem um amplo portfólio de interiores, residências e edifícios entre Brasília e Assunção, no Paraguai, ponte aérea internacional que abriu o escritório para um mundo de possibilidades e um leque de obras que vão do design de interior à arquitetura e construção civil.

“A CASACOR é um expoente para todo arquiteto que tenha se especializado em interiores. Nos sentimos muito realizados em participar desse evento tão importante. Sempre foi um sonho e agora estamos aqui!”, celebra a dupla.

Assim como ocorreu com Maria Araujo em seu Espaço Gourmet, a organicidade também é a palavra chave que guiará o projeto de Orestes Blanco e Rosa Pereira. Eles darão forma a um spot de vendas para os artesãos do SEBRAE, impulsionados a trazer uma experiência sensorial ao evento.

Para isso se tornar possível, os profissionais pretendem explorar com intensidade as formas orgânicas na planta do ambiente e em algumas peças de marcenaria. “Queremos exaltar as formas sinuosas sobre a função do espaço”, afirmam os arquitetos, que se inspiraram na natureza. “Transpor as formas orgânicas para a proposta e ainda assim se ater a temática foi uma das partes mais desafiadoras e também a mais realizadora”, concluem.

22/07/2021. Brasília-DF. CASACOR Brasília dá o start na sua 29ª edição com a apresentação do espaço e tema da edição 2021. Fotos: Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Depois de um ano de pausa, devido à pandemia da Covid-19, a mostra de arquitetura volta à capital com visitação aberta ao público

De acordo com a dupla, o cotidiano, as viagens e os clientes são referências que os fazem absorver arte e ideias que afloram seus processos de criatividade. “O Brasil tem uma arquitetura e um design de interior muito ricos. Gostamos de nos inspirar em mestres brasileiros e internacionais também, sempre antenados nas últimas tendências mundiais”, comentam.

Isabela Diniz, Caroline Oliveira e Olivia Campos

Isabela Diniz, Caroline Nogueira e Olivia Campos darão vida a uma galeria na CASACOR. Posto isto, elas buscaram fugir do convencional, optando por usar cores marcantes, mas que, ao mesmo tempo, conversassem e dessem destaque para as obras. “Além disso, trouxemos um conjunto de estratégias de iluminação que, por si só, condicionam o caminho do observador pelo espaço e direcionamento para as artes”, detalham.

Isabela Diniz, Caroline Nogueira e Olivia Campos
Isabela Diniz, Caroline Nogueira e Olivia Campos

Cada profissional representará seu próprio escritório. A arquiteta Isabela Diniz é o nome por trás da SOHA Arquitetura. Olivia, que é designer de interiores, responde pela Redecora-se. Já Caroline, formada no mesmo curso que Olivia, é a mente à frente da Studio C. Empolgado em poder atuar na 29ª edição da mostra, o trio se sente privilegiado de expor seu trabalho em conjunto. “Acreditamos que esse possa ser um gatilho na nossa vida profissional”, almejam.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações