Mudança de comportamento é essencial para se perder peso

Além dos exercícios e das dietas, é preciso adequar a rotina e as atividades físicas ao objetivo

atualizado 02/01/2020 9:43

O fator determinante para a perda de peso é, sem dúvida, a balança calórica negativa – em outras palavras, na hora de emagrecer, precisamos ingerir menos calorias do que gastamos. No entanto, vale lembrar que esta simples equação pode ser mais complexa do que parece.



A maior parte das pessoas que precisa emagrecer (seja por questão de saúde ou por estética) não consegue sustentar o balanço energético negativo por muito tempo. Por isso, além de se reduzir a quantidade de carboidratos, aumentar as proteínas e utilizar treinos de alta intensidade, é necessária alguma intervenção profissional.

Não existe uma única dieta ou treino que sirva igualmente para todas as pessoas. É preciso encontrar o que se adéqua melhor às suas preferências e possibilidades. Por isso, cada vez mais, diversos profissionais têm se dedicado a entender sobre mudanças no estilo de vida e no comportamento necessários para emagrecer.

Busque ajuda de um nutricionista qualificado para adequar um plano alimentar de acordo com as suas especificidades. É importante entender o seu organismo para obter resultados concretos e duradouros.

Quanto aos exercícios, faça sempre com orientação de um educador físico: a periodização é fundamental. Não vai resolver sair fazendo qualquer coisa por aí.  Mude as estratégias e veja o quão valioso será!

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias