Estudos indicam que chá-verde pode diminuir mau hálito

Conhecido pelos inúmeros benefícios, o produto agora é apontado como uma alternativa para combater a halitose

iStockiStock

atualizado 26/06/2019 17:48

Conhecido por seus inúmeros benefícios, como ação antioxidante e anti- inflamatória, o chá-verde agora também promete ajudar quem sofre de mau hálito, situação que acomete até 40% das pessoas em todo o mundo – segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Pesquisadores do departamento de Saúde Pública Oral e do Centro de Pesquisa Odontológica da University of Medical Science, do Irã, apontam o poder do chá para combater esse desconforto.

Eles analisaram vários estudos sobre o tema. Em dois deles, ficou comprovado que as catequinas polifenólicas do chá têm vários efeitos benéficos na cavidade oral, tais como redução do risco de câncer oral, diminuição de sangramento gengival, prevenção de cáries, gengivites e até no hálito. Uma dessas pesquisas mostrou o efeito a longo prazo do enxaguatório bucal feito a base do insumo.

Os participantes dos estudos sofriam de mau odor fisiológico intraoral (halitose não associada a problemas respiratórios ou gastrointestinais ou doença periodontal). Ficou constatado ao final da pesquisa que o enxaguatório bucal de chá-verde podia reduzir a halitose.

Segundo os estudiosos, o benefício pode estar ligado à ação anti-inflamatória e aos mecanismos antimicrobianos do próprio chá-verde.

Até o momento, segundo o Ministério da Saúde, o tratamento da halitose deve ser acompanhado por um dentista, profissional habilitado para prescrever remédios. O uso do fio dental e a escovação dos dentes são formas eficazes no controle do mau hálito.

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias