Quarenteneamor: brasilienses lançam projeto de doação de marmitas

Grupo de amigas criou a iniciativa que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social e donos de pequenos negócios

Montagem de imagem sobre o projeto QuarenteneamorReprodução/Instagram

atualizado 25/03/2020 19:19

Oito amigas e dois propósitos: ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade e colaborar com o comércio local. Maria Valentina Salomão, Catarina Henriques, Paula Villela, Julia Vasconcelos, Valentina Moura, Victoria Henriques, Julia Werneck e Gabriela Berbert-Born uniram forças durante o período de distanciamento social para lançar, nessa segunda-feira (23/03), a iniciativa Quarenteneamor.

Sempre conectado, o grupo assistiu a um vídeo em que moradores surgem desesperados por não terem alimento nem a quem pedir socorro devido ao isolamento, medida de contenção contra o coronavírus. A gravação sensibilizou as amigas, que não viram outra alternativa se não colaborar.

Cada uma em sua casa, elas foram além na hora de desenvolver o projeto. Lembraram, imediatamente, dos pequenos negócios, segmento impactado pela quarentena. “Com o momento econômico atual, ajudar as duas pontas da cadeia parecia essencial. Moradores de rua necessitam de comida e pequenos restaurantes, de demanda”, frisou Maria Valentina Salomão.

Homem com marmita
O projeto tem objetivo de doar marmitas a pessoas em situação de vulnerabilidade social

Com ilustrações de Júlia Vasconcelos, o perfil do Quarenteneamor no Instagram alcançou a marca de 500 seguidores em menos de 48h de lançamento. Durante esse tempo, conseguiram arrecadar o suficiente para mais de 1.000 marmitas. Cada uma custa R$ 10. O objetivo é coletar dinheiro via transferência bancária e reverter em marmitas feitas pelo restaurante Kadu Grelhados, localizado na 709 Norte. Ao todo, são duas opções de cardápio.

É recompensador ver várias pessoas agradecendo pela oportunidade de conseguir contribuir e fazer o bem em meio a este caos em que vivenciamos. Espalhar amor durante a quarentena é uma ótima alternativa para enfrentar este período difícil

Maria Valentina Salomão

Seguindo as orientações de segurança a fim de evitar a disseminação da Covid-19, os entregadores do restaurante, em parceria com o fotógrafo Kauê Freitas, repassam as marmitas a Rogério Barba, colaborador da iniciativa.

“A princípio, fizemos parceria com o Kadu e o Barba, mas entendemos que, a depender de quanto arrecadarmos, poderemos contribuir com outros grupos e empresários necessitados”, disse Maria Valentina.

Homem doa marmitas do projeto Quarenteneamor
Doação de marmitas promovidas pela Quarenteneamor

As doações às pessoas em situação de vulnerabilidade ocorrem às segundas, terças, quintas, sextas-feiras e sábados na Praça do Relógio, em Taguatinga, a partir das 12h. Já a Rodoviária do Plano Piloto é contemplada nos outros dois dias da semana, a partir das 14h.

“Tanto quem recebeu a marmita quanto as pessoas que cuidaram da preparação com muito amor ficaram agradecidos e felizes em participar”, contou Maria Valentina Salomão.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias