Quarentena por coronavírus: veja to do list para executar em casa

Aproveite o tempo livre para "dar check" em muitos afazerem necessários para sua vida

Computadorhamonazaryan1/Pixabay/Reprodução

atualizado 17/03/2020 13:08

Na última semana, a rotina dos brasilienses passou por mudanças importantes para evitar o avanço do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Há aqueles que foram diagnosticados com a enfermidade. Os que optaram por permanecer em casa para proteger familiares, mais especificamente os idosos. E ainda quem faz quarentena voluntariamente para evitar lugares cheios e se prevenir, sobretudo após o decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que suspendeu aulas e eventos e fechou academias e cinemas da capital federal.

Muita gente, porém, relata dificuldade em se manter em um mesmo local por períodos longos. O momento pede calma. Há muitas atividades que podem ser feitas em casa. Confira a to do list desenvolvida pela coluna Claudia Meireles para você dar check em itens importantes da rotina:

Fazer uma limpa nos e-mails, no computador e no celular

Aproveite o tempo livre para excluir mensagens que lotam sua caixa de entrada do e-mail. Vale lembrar que a maioria das plataformas possui limite de espaço.

O mesmo vale para o computador. Sem perceber, acumulamos documentos, imagens e outros arquivos desnecessários que causam lentidão no aparelho. A atividade é, também, uma ótima oportunidade para reviver momentos com fotos antigas.

Já no celular, o bacana é apagar imagens desnecessárias do rolo de câmera e conversas que pesam no armazenamento de dados. A estudante e influencer Giovanna Adriano, por exemplo, publicou em seu Instagram que a quarentena está servindo para fazer uma limpa nas fotos e vídeos do dispositivo móvel. Enquanto faz a seleção, Gio revê cliques passados e se diverte com as recordações (#TB).

Organizar o closet 

Se o seu guarda-roupas está em ordem, não se preocupe: talvez seja tempo de mudar as peças de lugar para ganhar novos ares. Mas se o espaço está “aquela zona”, é a hora perfeita para colocar tudo em ordem. Mãos à obra!

Dúvidas em relação a como começar o trabalho? Confira as dicas da personal organizer Carolina Frota, da Duo Organizers:

  1. Faça uma limpa (separe peças para consertar, doar ou vender);
  2. Retire tudo do armário e limpe as prateleiras e gavetas com álcool;
  3. Separe as roupas por categorias (calças, shorts, saias, camisetas, camisas, blusinhas, etc);
  4. Dobre as peças do mesmo tamanho (você pode usar gabaritos para padronizar);
  5. Coloque as roupas dobradas no armário, organizadas por cor.

Fazer um raio-x das finanças

O CEO da Continuum Private Assessoria de Investimentos, Henrique Ochetski Hellas, sugeriu estratégias simples que auxiliam a equilibrar sua vida financeira e planejar o orçamento:

  1. Identifique como você está gastando seu dinheiro;
  2. Avalie e entenda seus gastos atuais e vincule-os às metas que levarão aos seus objetivo de médio e longo prazo;
  3. Faça um acompanhamento periódico para certificar-se de que tudo corra como o planejado. Não é necessário abrir mão de pequenos prazeres, mas trabalhe para que eles estejam dentro do seu orçamento.

Para o profissional, o controle das dívidas também é um ponto essencial para o sucesso desse planejamento. “Existem dívidas boas (as que fazem seu patrimônio crescer) e ruins (consumos desnecessários, contas que não acrescentam nada ao seu patrimônio com o passar do tempo). Se a pessoa está endividada, é importante estar focado em quitar as dívidas com as taxas de juros mais altas”, avalia.

Utilize seu tempo para aprender mais sobre finanças ou busque um profissional que possa te ensinar o básico. “Não entregue seu patrimônio de bandeja para um gerente administrá-lo. Não necessariamente o interesse da instituição financeira é o mesmo do cliente”, alerta Henrique.

Mergulhar na leitura

Uma das maiores desculpas que inventamos quando não conseguimos ler é a falta de tempo. Chegou o momento de folhearmos as obras paradas na estante. Dúvidas de quais livros encarar? Confira cinco leituras imperdíveis listadas pela influencer Jú Marques.

Cursos on-line

Desfrute de seu tempo para aprender algo novo. Existem muitas opções na internet de cursos pagos e gratuitos que podem incrementar o seu currículo.

Confira as recomendações da coluna:

Insper;
Prime Cursos;
iPED;
FGV
USP;
Centro Paula Souza;
Senai;
Fundação Bradesco;
Nube.

Prato do dia 

Desperte seu lado chef e tire os utensílios culinários da gaveta. É tempo de cozinhar! Confira inúmeras receitas publicadas pelo Metrópoles. Spoiler: tem picadinho, bolinho de carne-seca com abóbora, bolo de bem-casado, salmão com crosta de queijo e muitos outros. Vai lá!

Aprenda um novo idioma

Invista no estudo de idiomas. Existem muitas formas de aprender línguas pelo celular. O professor Paulo Barros disponibiliza truques infalíveis em sua conta no Instagram, o perfil Inglês Winner. A professora Maria Rita alimenta a rede social com dicas de francês, no @querofalarfrances. Escolha o idioma favorito no aplicativo Duolingo e tenha aulas divertidas e eficazes de graça.

Não se esqueça que o YouTube também pode ser um aliado nessa missão. O canal ¡Hola! Clases de Español é um exemplo de ferramenta disponível na web para ajudar a praticar. Além disso, há aulas on-line, como no English Live.

Coloque o corpo em forma

As academias estão fechadas, mas não se preocupe! Existem outras opções para você se manter ativo! Nesta matéria do Metrópoles, veja 5 apps para suar a camisa em casa e fortalecer imunidade.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias