metropoles.com

Coronavírus: pessoas com mais de 60 anos devem ficar isoladas

Esse é o grupo mais vulnerável ao coronavírus. A nova diretriz foi divulgada pela conta oficial do Ministério da Saúde no Twitter

atualizado

Compartilhar notícia

O Ministério da Saúde atualizou as medidas de prevenção e recomendou que pessoas com 60 anos ou mais e doentes crônicos, como diabéticos e aqueles com doenças cardiovasculares, fiquem em isolamento para evitar o contágio pelo vírus.

Esse grupo é o mais vulnerável ao coronavírus. A nova diretriz foi divulgada pela conta oficial do Ministério da Saúde no Twitter. “Para esse público, recomenda-se evitar viagens, cinemas, shoppings e outros locais com aglomerações”, destaca o comunicado. 

Em balanço divulgado nesse domingo (15/03), o Ministério da Saúde informou que, em 24 horas, o número de casos confirmados no Brasil passou de 121 para 200. Atualmente, o Distrito Federal e 14 estados têm registro da doença.

Além dos confirmados, há 1.913 registros suspeitos de coronavírus no Brasil. Outros 1.486 casos notificados foram descartados.

Idosos e pacientes de doenças crônicas representam o público que causa maior preocupação com a pandemia porque a baixa imunidade deixa essas pessoas mais vulneráveis à ação do vírus.

A mortalidade avança conforme a idade. Entre 60 e 69 anos, os óbitos chegam a 3,6%. Na faixa dos 70 a 79 anos, sobe para 8% e, acima dos 80, vai a 14,8%.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou a atenção necessária com esse público. “Este é o grupo que queremos superproteger. Quando jovens ganham imunidade, o vírus cai. Quanto menos pessoas idosas e com doenças crônicas tivermos, menos usaremos os sistemas hospitalares”, destacou.

Para idosos, doentes crônicos e pessoas com outras condições especiais, como tratamento de câncer, transplantados, doentes renais, a recomendação é conversar com o médico para que as receitas de medicamentos sejam renovadas e, se possível, dadas por um período maior.

A medida é para evitar a necessidade de ir a farmácias de postos de saúde ou dos bairros em que vivem no período de maior circulação de vírus respiratórios (influenza, por exemplo).

No funcionalismo público, por exemplo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Senado dispensaram do expediente servidores nessa faixa etária.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?