metropoles.com

Mayara Noronha faz campanha para ajudar idosos contra o Covid-19

A primeira-dama do DF conta com a ajuda de influencers locais para a divulgação do projeto social

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/ Metrópoles
Mayara Noronha
1 de 1 Mayara Noronha - Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles

A primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, é ligada a projetos solidários e “correntes do bem” que transformam a capital federal. Desta vez, a advogada lançou uma campanha que convida jovens e crianças a ajudarem idosos, faixa etária mais vulnerável entre as pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

“Observe seu vizinho idoso e se coloque à disposição para ir ao mercado, padaria e farmácia, caso seja necessário. É hora de isolamento e reflexão, mas, também, de valorizar a solidariedade, compaixão e empatia”, escreveu a primeira-dama em sua conta no Instagram.

Na divulgação do projeto, Mayara conta com o auxílio de influencers locais, como o RP e empresário Thiago Miranda, as crianças Pietra Almeida e Victor Marques, além de empresas que se disponibilizaram a ajudar.

A advogada enfatiza que ainda não há envolvimento do GDF na causa. Segundo ela, há, em curso, uma análise de como será a recepção pela população brasiliense.

“Os influenciadores digitais têm condições de atingir o maior número de pessoas na divulgação. Também optei por repostar os Stories de crianças. Acho isso muito bacana. São elas que conversam com a família sobre caridade e têm o ânimo de bater à porta dos vizinhos para ajudar”, disse Mayara à coluna Claudia Meireles.

Em pouco tempo, a ideia viralizou no Instagram. “Recebi mensagens de síndicos que começaram a distribuir comunicados em seus condomínios e colocá-los nos elevadores para se dispor aos idosos, além de muita gente querendo ajudar de outras formas”, acrescentou.

Apesar da mobilização, a primeira-dama alerta: “Precisamos ter diversos cuidados com os mais velhos. Os jovens podem estar com o vírus e não apresentarem nenhum sintoma, podendo transmitir e ser fatal. Eles devem tomar cuidado e atender aos idosos com máscara de proteção”, advertiu.

Força-tarefa

Além da corrente do bem lançada por Mayara Noronha, a força-tarefa de mobilização para proteger os idosos contra o coronavírus conta com o apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). A pasta realizará uma ação de conscientização na Rodoviária do Plano Piloto e nas estações do metrô a fim de alertar a população com contato com pessoas da faixa etária superior a 60 anos.

A iniciativa foi elaborada pela secretária da Justiça, Marcela Passamani. Os presidentes do Conselho Distrital dos Direitos do Idoso, Antonia Guimarães, e da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos da OAB-DF, Mauro Freitas, também participaram do desenvolvimento da ação. O subsecretário de Políticas para o Idoso da Sejus, Washington Mesquita, esteve presente no encontro da definição das medidas.

“Além dos idosos que vivem nessas casas, precisamos chegar aos que não têm esse acompanhamento. Por isso, faremos, em parceria com a sociedade civil, uma campanha na Rodoviária e metrô, por exemplo, para que as pessoas que têm contato com os idosos recebam orientações sobre os cuidados necessários com essa população”, reforçou Marcela Passamani.

Complementando o trabalho preventivo da Sejus, equipes da Subsecretaria de Políticas para o Idoso estiveram em 18 instituições de acolhimento de idosos para levar álcool em gel e folhetos informativos, elaborados com base em informações oficiais repassadas pela área de saúde.

A realização da campanha alcançou mais de 700 pessoas. Nesta semana, a conscientização será ampliada também para as instituições que não possuem registro no conselho.

A população idosa precisa saber que o Estado está junto dela e preocupado com sua integridade física. Estamos acompanhando a situação do coronavírus a cada minuto e nossa intenção é sermos  proativos

Marcela Passamani

A recomendação para que as instituições de acolhimento de idosos orientem os familiares a não visitarem os idosos neste momento. A iniciativa tem por objetivo evitar a possível exposição desse público à doença pandêmica.

Parabéns pela campanha, Mayara! Vamos torcer para que esse projeto ganhe ainda mais proporção. 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?