metropoles.com

Aprenda a fazer torta de castanha e granola natural com Andrea Beltran

Apaixonada por cozinhar, a influenciadora digital ensinou mais duas receitas: charutinho de repolho e pasta de grão de bico

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo Pessoal
Receitas Andrea Beltran
1 de 1 Receitas Andrea Beltran - Foto: Arquivo Pessoal

A máxima de que o amor pela cozinha passa de geração em geração cabe à família da influenciadora digital Andrea Beltran. Com descendência árabe, a personalidade costumava acompanhar a avó no preparo de delícias. À época, a menina era a ajudante nº 1. De tanto presenciar a matriarca, a beldade quis aventurar-se na cozinha ainda cedo. Ela lembra que sua primeira receita foi patê de atum.

Mãe de quatro crianças – Pietro, Matteo, Raffaela e Giovanna -, Andrea estimula os filhos a colocarem a mão na massa. Quando tinha 10 anos, a influencer passou por uma situação trágica, que agora é recordada com bom humor. Os pais viajaram e ela decidiu recepcioná-los com um bolo de chocolate, porém, houve um problema com um ingrediente.

“Era a primeira vez que iria fazer um bolo e usar o forno. Me baseei em um livro infantil de receitas fáceis e práticas. Preparei direitinho, mas errei na quantidade de fermento. Coloquei muito a mais. O bolo transbordou dentro do forno. O maior caos, fiquei arrasada”, conta Andrea aos risos.

Andrea Beltran
Uma das paixões de Andrea Beltran é cozinhar

De acordo com a personalidade, as pessoas têm medo de tentar cozinhar por receio de errar. Do seu ponto de vista, até os chefs estão suscetíveis às falhas. “Nem sempre acertamos. Até hoje posso cometer algum deslize, pecar no sal”, salienta. Amigas chegaram a dizer que gostariam de ter a empolgação de Andrea no comando do fogão. A influencer sempre responde que a prática leva à perfeição.

“Cozinhar é como uma alquimia. São usados diversos ingredientes para criar algo novo. Como tudo na vida, melhoramos com a experiência. Se arrisque, pegue uma receita fácil”, enfatiza Andrea. Em busca de dar um passo à frente nos dotes culinários, ela fez um curso de risoto. Nas aulas, aprendeu diferentes tipos, inclusive um tornou-se o favorito. “Amo risoto de limão siciliano e mascarpone com presunto de parma”, revela.

Quando surge a oportunidade, Andrea prepara o prato saboroso. Na lista de delícias futuras, está a baclava. O doce original da Turquia conta com recheio de nozes e amêndoas. Mas, segundo a influenciadora, o maior obstáculo é conseguir “abrir a massa bem fininha, como papel”. Enquanto não se aventura com a receita típica, ela aplica a expertise gastronômica com o charutinho de folha de uva, receita de família aprendida na quarentena.

Andrea Beltran
Andrea Beltran aprendeu a cozinhar quando criança e estimula seguidores a comandar as panelas

“Comia na casa da minha avó durante a infância. Tenho guardado como uma memória afetiva incrível”, explica Andrea. Aos leitores da coluna Claudia Meireles, ela ensinará quatro quitutes saudáveis. São eles: granola natural, charutinho de repolho, pasta de grão de bico e torta de castanha de caju. “Para uma receita dar certo, tem que colocar muito amor no processo, e fazê-lo com muito carinho”, ensina a influencer sobre o principal ingrediente de uma cozinha.

Granola natural

“Uma nutricionista que indicou. É uma receita superdeliciosa e fácil de fazer, perfeita para combinar com iogurte, no café da manhã, ou comer com salada de fruta, de sobremesa”, sugere Andrea.

Ingredientes
1 coco natural picado
1 kg de aveia flocos grossos
150 g castanha-do-pará picadas
200 g de castanha de caju picadas
100 g de amêndoas picadas
100 g de nozes
50 g sementes de girassol
100 g de linhaça dourada
50 g de gergelim normal
2/3 de xícara de açúcar de coco
130 ml de óleo de coco
150 ml de água de coco ou água normal

Pós-forno
100 g de goji berry
100 g de uva passa

Modo de preparo
Mexa bem todos os ingredientes. Leve ao forno entre 180 e 200 graus em torno de 1 hora. A cada 15 minutos, misture a granola. Depois de assar, acrescente os ingredientes restantes. Espere esfriar para guardar.

Granola
Granola
Charutinho de repolho

“É uma receita de família. Fazemos quase toda semana aqui em casa. Uma delícia e rápida”, frisa a influenciadora.

Ingredientes
250 g de folhas de repolho
1/2 kg de carne moída
1 copo de arroz
1 colher de sopa de manteiga
Sal

Modo de preparo
Opte pelas folhas maiores do repolho. Ferva a água e coloque algumas folhas para escaldar até o ponto de poder virar sem quebrar. Próximo passo, reserve-as. Em uma travessa, misture 1 colher de sopa de manteiga derretida, ½ kg carne moída, 1 copo de arroz e sal a gosto. Misture tudo.

Pegue a folha aferventada e corte em um tamanho que dê aproveitar ao máximo. Recheie a folha e dobre no modelo charuto, sem encher e apertar muito, pois o arroz vai crescer ao cozinhar. Coloque os charutinhos na panela bem juntos, um ao lado do outro, para não abrirem no cozimento.

Uma dica: coloque o fechamento do charuto para baixo. Intercale as camadas com dentes de alho com casca, duas cabeças, no máximo. Ao terminar a última carreira, cubra os charutinhos com caldo de galinha e coloque pedaços de carne por cima para dar mais gosto (será descartada ao fim do cozimento).

Não esqueça de colocar uma tampa por cima para os charutinhos não boiarem. Depois de cozido, só servir.

Charutinho de repolho
Charutinho de repolho recheado com carne moída e arroz
Humus ou pasta de grão de bico

“Outra receita de família. Além de ser saudável, o grão de bico tem vários nutrientes incríveis. Você poderá usar a pasta em todas as refeições, na salada, com torrada e dip de vegetais. Nunca falta em casa”, garante a personalidade.

Ingredientes
1 ½ xícaras de grão de bico
3 a 4 colheres de sopa de tahine
½ dente de alho
Sal

Modo de preparo
Deixe o grão de bico de molho na água desde a noite anterior. No dia seguinte, escorra e tire toda a casca com rolo de macarrão no pano de prato. Em seguida, cozinhe com água, mas deixe uma chaleira com água quente para ir completando sempre que precisar.

Ponha no liquidificador entre 3 a 4 colheres de tahine, ½ dente de alho socado e sal. Bata tudo com um pouco de água filtrada. Quando a massa estiver pronta, coloque o grão de bico e bata mais um pouco até misturar bem.

Coloque em uma travessa funda e sirva. Caso queira, utilize grãos de bico cozidos para enfeitar. Não esqueça de guardar na geladeira.

Andrea Beltran e pasta de grão de bico
Andrea com sua deliciosa pasta de grão de bico
Torta de castanha de caju

“Uma sobremesa saudável. Fez o maior sucesso aqui em casa, inclusive entre as crianças”, afirma Andrea, mãe de quatro filhos.

Ingredientes
110 g de castanha de caju crua e sem sal
30 ml de óleo de coco
15 ml de melado de coco, mel ou cana
45 g de farinha de aveia
30 g de farinha de amêndoa
90 g de açúcar de coco
180 ml de água
8 g de manteiga de cacau (ou óleo de coco ou ghee)
Flor de sal a gosto
Pitada de sal

Modo de preparo
Massa
Deixe as castanhas de caju de molho por 12 horas ou ferva por 40 minutos. Misture as farinhas, melado, óleo de coco e uma pitada de sal até formar uma mistura homogênea e grudenta. Espalhe a massa em uma forma de fundo removível. Deixe o mais nivelado possível.

Em seguida, asse de 8 e 10 minutos no forno pré-aquecido a 180 graus. O propósito é que a massa fique um pouco dourada. Tire enquanto estiver mole, pois, ao secar, endurece bastante. Deixe esfriar ao preparar o recheio.

Recheio
Coloque ¼ de castanhas de caju com a água, açúcar de coco e manteiga. Bata até virar um creme totalmente liso e sem pedaços. Adicione as castanhas aos poucos para manter a textura aveludada. Depois, leve a mistura ao fogo para reduzir, deixe até ficar em ponto de brigadeiro. Espere esfriar e coloque sobre a massa. Próximo passo, leve para gelar. Antes de saborear, salpique flor de sal por cima.

Torta de castanha de caju
Torta de castanha de caju ótima opção de doce para preparar neste domingo (21/06)

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia