metropoles.com

Verba da Receita Federal para processamento de dados acaba em maio

Órgão responsável por processar o Importo de Renda avisou ao Serpro que não tem dinheiro para manter contrato

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Prédio da Receita Federal
1 de 1 Prédio da Receita Federal - Foto: Divulgação

A Receita Federal, órgão responsável, entre outras demandas, por receber e analisar o Imposto de Renda dos brasileiros, informou não ter dinheiro para manter ativo seu contrato de processamento de dados já a partir do mês que vem. O órgão alega que busca verba extra por meio de uma emenda a seu insuficiente orçamento.

A admissão de falta de verbas consta em um ofício enviado pela Receita ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), na qual o primeiro órgão informa ao outro que precisaria de mais R$ 917 milhões para manter os serviços até o fim do ano. Sem esse montante, a Receita anuncia que só há condições de ficar com os pagamentos em dia até o próximo dia 12 de maio.

A informação foi revelada, nesta terça-feira (26/4), pela rede de TV CNN Brasil e confirmada pelo Metrópoles.

O que pode acontecer

O processamento de dados é fundamental para a manutenção dos serviços da Receita, incluindo o recebimento e a análise do IR e a programação de pagamento das restituições. Este ano, o órgão marcou a data limite para o recebimento dos formulários justamente em maio (no dia 31).

Procurada pelo Metrópoles, a Receita não informou se tem um plano de contingência para uma eventual negativa do Ministério da Economia em liberar mais verba, mas a interrupção imediata dos serviços pelo Serpro não é o cenário mais provável.

O Serpro é um órgão público e já enfrentou, em outros momentos e governos, a inadimplência de clientes que fazem parte da administração pública. Nos casos anteriores, a estatal manteve os serviços e deu “crédito” para os credores. O órgão não informou ao Metrópoles como planeja agir no caso específico do problema da Receita.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a Receita confirmou a informação da falta de verba e enviou a seguinte nota oficial:

“A Receita Federal trabalha junto às instâncias competentes de governo para a recomposição orçamentária da Instituição, de modo a evitar quaisquer descontinuidades em sua regular operação”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?