STF dá prazo para alegações finais de Bolsonaro e aliados do núcleo 1

Bolsonaro e aliados terão 15 dias para apresentarem defesa na ação penal que investiga uma suposta trama golpista

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Ex-presidente Jair Bolsonaro e sua esposa, Michelle Bolsonaro, deixam o Complexo Brasil 21 acompanhados da vice-governadora do DF, Celina Leão – Metropoles 1
1 de 1 Ex-presidente Jair Bolsonaro e sua esposa, Michelle Bolsonaro, deixam o Complexo Brasil 21 acompanhados da vice-governadora do DF, Celina Leão – Metropoles 1 - Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Após as alegações finais do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, passa a valer, a partir desta quarta-feira (30/7), o prazo para que as defesas dos demais réus do núcleo 1 da investigação, considerado o crucial da suposta trama golpista, se manifestem. Entre eles, estão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e integrantes do antigo governo comandado por ele.

Conforme determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, tanto a Procuradoria-Geral da República (PGR) quanto Cid tiveram 15 dias para apresentar suas alegações finais.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu a condenação de todos os integrantes do núcleo, e a redução dos benefícios concedidos a Cid. Já o ex-ajudante de ordens pediu a manutenção dos termos firmados com a Polícia Federal (PF) na fase de inquérito da investigação sobre a tentativa de golpe.

Agora, com as manifestações da PGR e de Cid, começa a contar o prazo para as defesas dos demais réus, como Bolsonaro, Braga Netto e Anderson Torres. Eles terão 15 dias para apresentar suas alegações na ação penal.

A previsão é de que todas as manifestações estejam concluídas até 13 de agosto. Ou seja, os prazos não são suspensos durante o recesso do Judiciário em julho; por isso, a contagem segue normalmente. A resposta das defesas é a etapa final do processo antes do julgamento, previsto para ocorrer entre o fim de agosto e o início de setembro.

STF dá prazo para alegações finais de Bolsonaro e aliados do núcleo 1 - destaque galeria
9 imagens
Bolsonaro - Interrogatório Trama Golpista
Bolsonaro - Interrogatório Trama Golpista
O ex-presidente Jair Bolsonaro em depoimento a Alexandre de Moraes no STF
STF dá prazo para alegações finais de Bolsonaro e aliados do núcleo 1 - imagem 5
Bolsonaro - Interrogatório Trama Golpista
Bolsonaro - Interrogatório Trama Golpista
1 de 9

Bolsonaro - Interrogatório Trama Golpista

TV Justiça/Reprodução
Bolsonaro - Interrogatório Trama Golpista
2 de 9

Bolsonaro - Interrogatório Trama Golpista

Metrópoles
Bolsonaro - Interrogatório Trama Golpista
3 de 9

Bolsonaro - Interrogatório Trama Golpista

TV Justiça/Reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro em depoimento a Alexandre de Moraes no STF
4 de 9

O ex-presidente Jair Bolsonaro em depoimento a Alexandre de Moraes no STF

TV Justiça/Reprodução
STF dá prazo para alegações finais de Bolsonaro e aliados do núcleo 1 - imagem 5
5 de 9

Hugo Barreto/Metrópoles
Bolsonaro - Interrogatório Trama Golpista
6 de 9

Bolsonaro - Interrogatório Trama Golpista

Hugo Barreto/Metrópoles
Bolsonaro - Interrogatório Trama Golpista
7 de 9

Bolsonaro - Interrogatório Trama Golpista

Hugo Barreto/Metrópoles
STF dá prazo para alegações finais de Bolsonaro e aliados do núcleo 1 - imagem 8
8 de 9

Hugo Barreto/Metrópoles
Bolsonaro - Interrogatório Trama Golpista
9 de 9

Bolsonaro - Interrogatório Trama Golpista

Hugo Barreto/Metrópoles

Crimes imputados aos integrantes do núcleo 1:

  • Organização criminosa armada.
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
  • Golpe de Estado.
  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima.
  • Deterioração de patrimônio tombado.

Quem são os réus ao lado de Bolsonaro

O núcleo 1 da suposta trama golpista é composto por oito réus. Ao lado de Bolsonaro, estão aliados próximos e integrantes do primeiro escalão do antigo governo, como ministros e o ex-comandante da Marinha. Todos eles foram interrogados na Primeira Turma do STF.

Confira a lista:

Alexandre Ramagem: ex-diretor da Abin, ele é acusado pela PGR de atuar na disseminação de notícias falsas sobre fraude nas eleições.

Almir Garnier Santos: ex-comandante da Marinha, ele teria apoiado a tentativa de golpe em reunião com comandantes das Forças Armadas, na qual o então ministro da Defesa apresentou minuta de decreto golpista. Segundo a PGR, o almirante teria colocado tropas da Marinha à disposição.

Anderson Torres: ex-ministro da Justiça, ele é acusado de assessorar juridicamente Bolsonaro na execução do plano golpista. Um dos principais indícios é a minuta do golpe encontrada na casa de Torres, em janeiro de 2023.

Augusto Heleno: ex-ministro do GSI, o general participou de uma live que, segundo a denúncia, propagava notícias falsas sobre o sistema eleitoral. A PF também localizou uma agenda com anotações sobre o planejamento para descredibilizar as urnas eletrônicas.

Jair Bolsonaro: ex-presidente da República, ele é apontado como líder da trama golpista. A PGR sustenta que Bolsonaro comandou o plano para se manter no poder após ser derrotado nas eleições e, por isso, responde a qualificadora de liderar o grupo.

Mauro Cid: ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator do caso. Segundo a PGR, ele participou de reuniões sobre o golpe e trocou mensagens com conteúdo relacionado ao planejamento da ação.

 Paulo Sérgio Nogueira: ex-ministro da Defesa, ele teria apresentado aos comandantes militares decreto de estado de defesa, redigido por Bolsonaro. O texto previa a criação de “Comissão de Regularidade Eleitoral” e buscava anular o resultado das eleições.

 Walter Souza Braga Netto: é o único réu preso entre os oito acusados do núcleo central. Ex-ministro e general da reserva, foi detido em dezembro do ano passado por suspeita de obstruir as investigações. Segundo a delação de Cid, Braga Netto teria entregado dinheiro em uma sacola de vinho para financiar acampamentos e ações que incluíam até um plano para matar o ministro Alexandre de Moraes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?