metropoles.com

Rolou na 4ª: STF mantém inquérito das fake news; Sara Winter no presídio

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass): o Brasil chegou a 46.510 mortes e 955.377 casos confirmados do novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Rolou nesta quarta-feira (17/06): o STF retomou o julgamento sobre a constitucionalidade do inquérito das fake news. Em 2019, o partido Rede afirmou que as investigações foram abertas de forma ilegal. Contudo, neste ano, após o ministro Alexandre de Moraes autorizar uma operação da Polícia Federal contra aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a legenda mudou de opinião. Com maioria, a Corte decidiu manter o inquérito. O placar, até o momento, está em 8 votos a zero.

Moraes foi o primeiro a votar. O ministro seguiu o relator, Edson Fachin, e votou pela validade do inquérito.

Ele citou algumas das ameaças e falas proferidas contra o STF: “Que estuprem e matem as filhas dos ordinários ministros do STF”, dita por uma advogada, e mensagens dizendo que iriam “fuzilar” os ministros em praça pública, ou atear fogo no Supremo com os ministros dentro. “Onde está a liberdade de expressão?”, questionou. “Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, completou.

A sessão será retomada nesta quinta-feira (18/06), com as manifestações dos ministros Marco Aurélio, Celso de Mello e Dias Toffoli.

E a líder do grupo conhecido como “3oo do Brasil”, Sara Winter, presa temporariamente desde segunda-feira (15/06), foi transferida da superintendência da Polícia Federal (PF) para a penitenciária feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.

A ativista foi detida em desdobramentos da Operação Lumus, que investiga atos antidemocráticos e ameaças contra ministros do Supremo.

A defesa da militante bolsonarista divulgou nota afirmando que ela estaria sendo alvo de ameaças de morte. Os ataques viriam de dentro da Colmeia, onde está presa.

Leia mais notícias desta quarta:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?