metropoles.com

Rolou na 2ª: Congresso e Justiça voltam; coronavírus é emergência

Damares Alves e a abstinência sexual como prevenção da gravidez precoce: “Tudo tem seu tempo: adolescência primeiro, gravidez depois”

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp-Image-2020-02-03-at-15.31.461
1 de 1 WhatsApp-Image-2020-02-03-at-15.31.461 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Esta segunda-feira (03/02/2020) marcou a abertura do ano legislativo do Congresso Nacional, com a Câmara dos Deputados e o Senado voltando aos trabalhos. No discurso da sessão de abertura do exercício de 2020, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que o Brasil de hoje “não é o mesmo que existia há um ano atrás”.

Para ele, “estamos no caminho do retorno do investimento público e [da] geração de novos empregos”.

Em mensagem enviada ao plenário da Câmara dos Deputados na abertura do ano legislativo, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), sustentou que apresenta “um novo Brasil” em 2020, com “entrosamento” entre os Poderes e “sem viés ideológico” nas relações internacionais.

Na abertura do ano do  Judiciário, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), que representou o Executivo, ressaltou a importância da separação dos poderes em uma democracia. O general ressaltou que a atual gestão “deu longos passos e que outros estão por vir”.

Já na sessão solene de abertura do ano no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o procurador-geral da República, Augusto Aras, disse que o Ministério Público Federal está preocupado em “proteger os mais vulneráveis”.

Leia mais:

Ainda nesta segunda, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), anunciou a decretação de emergência em saúde pública em todo o país no enfrentamento ao coronavírus. A medida facilita a aplicação de recursos, possibilitando compras e contratação de empresas sem licitação.

Ele informou, ainda, que o governo irá consolidar todos os procedimentos que envolvem questões sanitárias sobre a quarentena que será imposta a brasileiros que vierem a ser repatriados da China em uma medida provisória (MP).

O Brasil continua sem casos de coronavírus confirmados, de acordo com novo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda. Até o momento, são 14 casos suspeitos sob investigação em quatro estados.

Veja mais:

Também foi notícia:

Compartilhar notícia