Rio vacinará adolescentes entre 12 e 17 anos a partir de setembro

O prefeito Eduardo Paes quer que a capital fluminense seja a primeira cidade brasileira a vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos

atualizado 18/06/2021 12:52

Prefeito do Rio, Eduardo Paes, vai em campanha de vacinação no Cacique de RamosFoto: Aline Massuca/Metrópoles

Rio de Janeiro – Além de anunciar a antecipação da vacinação contra a Covid-19 no Rio para toda população adulta acima de 28 anos, o prefeito Eduardo Paes também revelou que a capital fluminense pretende ser a primeira cidade brasileira a imunizar os adolescentes de 12 a 17 anos. As datas da vacinação estão marcadas para o mês de setembro.

Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação da vacina produzida pela Pfizer em maiores de 12 anos.

Na presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o prefeito agradeceu os repasses regulares de doses. “Cada dia que a gente ganhar vai diminuir as chances do vírus contaminar um cidadão brasileiro, no caso aqui, um carioca. Estamos numa guerra de vacina. Uma rinha com as outras cidades. Aqui, chegou vacina a gente coloca nos braços das pessoas”, disse Paes.

Gestantes e puérperas

A vacinação também avançará para as gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há 45 dias). Diferentemente do que vinha acontecendo, todas as integrantes destes grupos poderão ser vacinadas a partir da próxima semana, independente de terem ou não comorbidades.

Na próxima semana, no entanto, todas as mulheres acima de 18 anos que fazem parte desse grupo vão poder comparecer aos postos de saúde para receber doses da Pfizer ou da Coronavac, segundo recomendação da Anvisa.

As gestantes e puérperas serão vacinadas com doses da Coronavac ou da Pfizer

A aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca está suspensa temporariamente pela agência enquanto ocorre a investigação da morte de uma gestante no Rio de Janeiro por trombose.

Confira o calendário de vacinação com as antecipações feitas pela prefeitura:

0

 

Últimas notícias