metropoles.com

Ricardo Salles é cobrado por deputados após defender madeireiros

O ministro do Meio Ambiente criticou a Polícia Federal depois da realização da maior apreensão de madeira da história do país

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministro
1 de 1 Ministro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Parlamentares protocolaram, nesta quinta-feira (8/4), um pedido de solicitação de informações a Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, sobre a defesa de madeireiros que são alvos da Polícia Federal. A ação é de autoria dos deputados federais Bohn Gass (PT-RS) e Nilto Tatto (PT-SP).

O ministro tem criticado a conduta da PF no Pará, onde aconteceu a maior apreensão de madeira do Brasil.

Salles esteve no estado duas vezes nas últimas semanas. A operação realizada em dezembro de 2020 e nomeada de Handroanthus GLO apreendeu 131 mil m³ de toras. Outros 200 mil m³ foram recolhidos em outras ações e estão armazenados com os federais.

Em entrevista concedida ao jornal Folha de S.Paulo, Alexandre Saraiva, superintendente da PF no Amazonas, defende a investigação e rebate as críticas do ministro. As declarações desencadearam o pedido de explicações por parte dos deputados.

0

Um trecho do pedido destaca: “Chamou a atenção a contundente da postura do chefe da PF do Amazonas, Alexandre Saraiva, que em reação à atitude de Vossa Excelência reafirmou a licitude da operação, esclarecendo as razões legais que justificam plenamente a apreensão realizada”.

O requerimento contém perguntas direcionadas a Salles, como, quais são as ações de manejo que autorizavam a retira das árvores. Na justificativa, os deputados afirmaram que é “estranha” a posição do responsável pela pasta do Meio Ambiente, que para eles, assumiu “o ponto de vista dos infratores”.

“Um dos possíveis desfechos pode revelar ao país que a Amazônia está sendo devastada pelo crime ambiental com a conivência e inação das mais altas autoridades do país”, declara o pedido.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações