Prefeito é investigado por incitar população a receber Funai à bala

Recomendação teria sido dada durante evento que reunia servidores da autarquia e detentores de terras a serem afetadas pela demarcação

atualizado 18/06/2019 14:13

Reprodução/Facebook

O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação para apurar denúncias de que o prefeito de Itaituba (PA), Valmir Climaco, teria incitado a população a receber um grupo de trabalho da Fundação Nacional do Índio (Funai) “à bala”. A autarquia é responsável pelos estudos para a criação de terras indígenas no sudoeste do Pará.

Segundo depoimentos de servidores, prestados na última sexta-feira (14/06/2019), a incitação do prefeito ocorreu no dia 7, durante reunião realizada na sede da prefeitura de Itaituba. No evento, estavam presentes os componentes do grupo de trabalho responsável pelos estudos fundiários para a delimitação das Terras Indígenas Sawre Bap’in (Apompu) e Sawre Jaybu, do povo Munduruku, e detentores de terras a serem afetadas pela demarcação — o prefeito é um desses detentores.

A reação de Valmir aconteceu após servidores terem apresentado objetivos do levantamento de campo – entre eles, informar fazendeiros e agricultores sobre a ação. “Para nossa surpresa, o prefeito ressaltou que estamos invadindo as propriedades particulares, cuja entrada só seria possível com autorização judicial, e recomendou aos moradores que recebam a equipe ‘à bala’, sendo essa a postura que ele teria em seu imóvel, que está inserido na área de estudo, e encerrou a reunião”, detalha ofício recebido pelo MPF.

Assinada em 15 de maio pelo ex-presidente da autarquia Franklimberg Ribeiro de Freitas, a portaria estabeleceu prazo de 27 dias para a realização dos trabalhos de campo e de 60 para a entrega do relatório fundiário e cartorial.

De acordo com o ofício, o público presente ovacionou a fala do prefeito, o que causou temor nos servidores. Sob risco, a equipe suspendeu os levantamentos e solicitou ao MPF e à Polícia Federal escolta policial para que os trabalhos de campo possam ser retomados.

Valmir Climaco de Aguiar tem um histórico empresarial extenso. O atual prefeito de Itaituba já liderou a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Sindicato Rural Patronal e da Associação Atlética Cearense.

Últimas notícias