metropoles.com

STF determina remoção imediata de senador Acir Gurgacz para Brasília

Na quarta-feira, o parlamentar se apresentou no Paraná para o cumprimento de pena de 4 anos e 6 meses de reclusão

atualizado

Compartilhar notícia

Moreira Mariz/Agência Senado
Senador Acir Gurgacz
1 de 1 Senador Acir Gurgacz - Foto: Moreira Mariz/Agência Senado
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou neste domingo (14/10) à Polícia Federal a imediata transferência do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) para Brasília. O despacho ordena que o senador seja submetido a exames médicos oficiais para o início da execução da pena.
Na quarta-feira (10/10), o parlamentar se apresentou no Paraná para o cumprimento de pena de 4 anos e 6 meses de reclusão por crime contra o sistema financeiro. O ministro do Supremo Alexandre de Moraes determinou antes a transferência de Acir Gurgacz para Brasília, porém, a previsão era de que isso ocorresse depois que o senador saísse do hospital.

Depois de se entregar, segundo sua assessoria, Gurgacz passou mal e foi hospitalizado alegando problemas de pressão. O senador concorreu ao cargo de governador de Rondônia. No entanto, apesar de sua foto aparecer nas urnas, o registro de candidatura estava indeferido.

A 1ª Turma do STF determinou o imediato cumprimento da pena de 4 anos e 6 meses de prisão em regime semiaberto em 25 de setembro. Por conta da legislação eleitoral — que proíbe a detenção ou prisão de candidato salvo em flagrante delito a partir de 15 dias antes do dia da votação e até 48h após seu encerramento — a ordem não foi cumprida.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?