metropoles.com

STF nega recurso e determina prisão de senador Acir Gurgacz (PDT-RO)

Pena imposta ao parlamentar é de 4 anos e 6 meses de reclusão por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO
acir
1 de 1 acir - Foto: JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO

A 1ª Turma do do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta terça-feira (25/9), o início imediato do cumprimento da pena imposta ao senador Acir Gurgacz (PDT-RO), de 4 anos e 6 meses por crime contra o Sistema Financeiro Nacional. O parlamentar é candidato ao governo de Rondônia e conta com o apoio de Ciro Gomes (PDT), postulante ao Planalto. A informação é do jornal Jota.

Em agosto, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou uma manifestação ao STF pedido para o senador cumprir imediatamente a pena em regime semiaberto.

De acordo com a reportagem, os ministros da Corte negaram recurso apresentado contra a condenação do parlamentar determinada em fevereiro pelo colegiado. Como a pena será cumprida em regime semiaberto, o senador pode obter autorização para sair durante o dia, tendo que se recolher no período noturno.

O parlamentar também fica com seus direitos políticos suspensos. O Senado Federal terá que decidir se ele perde ou não o mandato eletivo.

Relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que na “ausência de cabimento de ambos os recursos” […] “determina-se o início imediato de cumprimento da pena”. A posição do relator foi seguida por Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?