Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

STF analisa se fundo bilionário da Petrobras vai para Educação e outras pastas

Estatal terá que aplicar R$ 2,5 bilhões no Brasil como reparação por fraudes na empresa. O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes

27/05/2019 10:30, atualizado 27/05/2019 14:46
Compartilhar notícia
Fernando Frazão/Agência Brasil
Petrobras - Sede

Uma parcela dos R$ 2,5 bilhões que a Petrobras deverá aplicar no Brasil como reparação por fraudes na estatal será destinada à Educação. A informação é do Blog da Andreia Sadi, de acordo com fontes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Outras pastas, no entanto, também deverão receber parte do fundo, como os ministérios da Saúde e da Segurança. O STF poderá decidir pela divisão do valor. O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes.

Em 20 de maio, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) já havia antecipado que a intenção do governo era destinar “grande parte ou todo o valor da multa” ao Ministério da Educação (MEC). A declaração foi dada no Twitter do chefe do Executivo nacional, menos de uma semana depois dos protestos contra o contingenciamento de verbas nas universidades.

O acordo foi feito pela Petrobras com autoridades norte-americanas. A determinação é de que seja devolvido o montante de US$ 853 milhões aos investidores como reparação por fraudes na estatal — esse acordo prevê US$ 682 milhões no Brasil.