Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

Bolsonaro reafirma que R$ 2,5 bi de multa da Petrobras irão para o MEC

De acordo com o presidente, valor proveniente de acordo com a Lava Jato pode ser aplicado em áreas sem ligação com a petrolífera

20/05/2019 17:53, atualizado 20/05/2019 18:00
Compartilhar notícia
Igo Estrela/Metrópoles
Bolsonaro reafirma que R$ 2,5 bi de multa da Petrobras irão para o MEC

Após uma semana conturbada no Ministério da Educação (MEC), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), reafirmou nesta segunda-feira (20/05/2019) que tem a intenção de destinar para a pasta os R$ 2,5 bilhões colhidos de multa aplicada à Petrobras em acordo firmado nos Estados Unidos. Para o presidente, recursos como esse podem ser utilizados em áreas sem ligação com a empresa.

Em sua conta no Twitter, Bolsonaro salientou que deverá repassar ao Ministério “grande parte ou todo o valor da multa da Petrobras”.

Entenda
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou um corte de 30% no orçamento de universidades federais e instituições públicas. Essa decisão gerou uma onde de manifestações por todo o Brasil. Após os protestos, o titular da pasta afirmou que o MEC está “aberto ao diálogo”.

Para o Ministério Público Federal (MPF), o bloqueio dos recursos imposto pelo MEC a instituições federais de ensino superior é considerado inconstitucional.