metropoles.com

Secretários de MG, SP e ES pedem reunião com ministro da Justiça

Titulares de Segurança Pública das três unidades da Federação temem fuga de criminosos do Rio para estados vizinhos, devido à intervenção

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Toquarto Jardim – ministro da justiça
1 de 1 Toquarto Jardim – ministro da justiça - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, marcou reunião com secretários de Segurança Pública de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo para a próxima quinta-feira (22/2). O encontro teria sido solicitado pelo secretário de Segurança mineiro, Sérgio Barboza Menezes, que externou preocupação das três unidades da Federação, vizinhas ao Rio de Janeiro, com os efeitos colaterais do decreto de intervenção em território carioca, assinado nesta sexta-feira (16) pelo presidente Michel Temer. A informação é do jornal O Estado de São Paulo.

Segundo o ministro, os secretários estão apreensivos com a possibilidade de fuga de criminosos do Rio para seus estados e solicitaram a reunião justamente para abordar o problema, com o objetivo de saber quais medidas preventivas podem ser adotadas.

O decreto assinado por Temer prevê que as Forças Armadas assumirão o controle da segurança pública no Rio até 31 de dezembro. “O crime organizado é uma metástase que se espalha pelo país”, afirmou o presidente ao oficializar a intervenção. Ele também se pronunciou à nação, na noite desta sexta, em cadeia nacional de rádio e TV, e afirmou: “o governo não vai mais aceitar a morte de inocentes”.

A medida foi criticada pela oposição no Congresso. “A intervenção anunciada […] pode ser um perigoso passo para a consolidação e o aprofundamento de um estado de exceção no Brasil”, escreveram a senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e os líderes do partido na Câmara, Paulo Pimenta (RS), e no Senado, Lindbergh Farias, em nota divulgada na noite desta sexta. O partido declarou que votará contra a intervenção na próxima semana, quando o decreto presidencial será apreciado no Congresso.

Ainda nesta noite, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber barrou ação movida por um advogado que contestava a intervenção na Segurança Pública do Rio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?