metropoles.com

Lula diz que decisão do STF “fortalece o Sistema de Justiça” do país

A 2ª Turma da Corte reconheceu a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro no caso do tríplex do Guarujá. Para o petista, julgamento foi histórico

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Luiz Inácio Lula da Silva
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Após a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecer a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro na Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a decisão “fortalece o Sistema de Justiça” do país. Segundo o petista, o julgamento deve servir “de guia para que todo e qualquer cidadão tenha direito a um julgamento justo”.

Por 3 a 2, o colegiado entendeu que Moro foi suspeito ao condenar Lula no caso do tríplex do Guarujá. Em nota, a defesa do ex-presidente afirmou que a decisão foi “histórica”.

“Sempre apontamos e provamos que Moro jamais atuou como juiz, mas sim como um adversário pessoal e político do ex-presidente Lula”, diz o texto.

Na nota, os advogados do petista ainda criticam a atuação da Operação Lava Jato. “Os danos causados a Lula são irreparáveis, envolveram uma prisão ilegal de 580 dias, e tiveram repercussão relevante inclusive no processo democrático do país”, pontuam.

Com a declaração de suspeição, as medidas cautelares, denúncias, audiências e todas as decisões e seus produtos, como provas e depoimentos, nos processos contra Lula, serão anuladas. Ou seja, a Justiça de Brasília terá que colher as informações do zero.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?