metropoles.com

Lula pede que STF rejeite pedido da PGR para anular decisão de Fachin

Defesa do petista também quer que o caso seja discutido pela 2ª Turma e não pelo plenário da Corte. Data do julgamento ainda não foi marcada

atualizado

Compartilhar notícia

Fabio Vieira/Metrópoles
Homem branco e grisalho discursa
1 de 1 Homem branco e grisalho discursa - Foto: Fabio Vieira/Metrópoles

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeite o recurso apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a decisão do ministro Edson Fachin que anulou as condenações impostas ao petista no âmbito da Lava Jato.

Na peça, a defesa classificou como “irreparável” a decisão de Fachin, que afirmou que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar quatro processos abertos contra o ex-presidente, determinando o envio dos casos para a Justiça Federal de Brasília.

Os advogados defenderam que o caso deveria ser analisado pela 2ª Turma e não pelo plenário.

Entenda

No dia 8 de março,  Fachin decidiu anular todos os processos envolvendo o petista no âmbito da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. Na prática, essa medida tornou Lula elegível.

Na mesma semana, a PGR recorreu, alegando que a competência da 13ª Vara Federal da Seção Judiciária do Paraná deve ser mantida para processar quatro ações penais em curso contra o ex-presidente – os casos “Tríplex de Guarujá”, “Sítio de Atibaia”, “Sede do Instituto Lula” e “Doações ao Instituto Lula”.

No dia 12 de março, após a manifestação da PGR, o ministro Edson Fachin decidiu levar o caso ao plenário da Corte. A data do julgamento ainda não foi marcada.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?