Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

Justiça manda tirar tornozeleira de Rocha Loures, o "homem da mala"

O ex-assessor do presidente Michel Temer virou réu em dezembro do ano passado por corrupção passiva

08/11/2018 21:54, atualizado 08/11/2018 22:11
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Justiça manda tirar tornozeleira de Rocha Loures, o “homem da mala”

O juiz federal Jaime Travassos Sarinho, da 15ª Vara Federal de Brasília, autorizou, nesta quinta-feira (8/11), Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor do presidente Michel Temer (MDB), a ficar sem tornozeleira eletrônica. Rocha Loures ficou conhecido por ter sido flagrado pela Polícia Federal, em abril de 2017, recebendo R$ 500 mil de um executivo da JBS em uma mala. A informação é do portal Uol.

O ex-assessor de Temer virou réu em dezembro do ano passado por corrupção passiva no caso da mala. Na mesma denúncia, a PGR (Procuradoria-Geral da República) acusou o presidente de corrupção passiva, mas o prosseguimento do caso foi barrado pela Câmara dos Deputados.

De acordo com o magistrado da 15ª Vara Federal de Brasília, Rocha Loures “compareceu a todos os atos do processo”, “não impôs qualquer tipo de obstáculo e não praticou qualquer ato que indicasse predisposição a não se submeter à eventual pena a ser fixada por este Juízo”.

Além disso, afirmou o juiz, “é possível prever, com segurança, que até a decisão final não será necessário o comparecimento ou a prática de qualquer ato pelo acusado”.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Outras medidas cautelares
Sarinho disse, no entanto, que “é bom deixar claro” que, apesar da decisão de tirar a tornozeleira, não cabe revogar por completo as medidas cautelares aplicadas.

“Os graves fatos imputados na denúncia permanecem em julgamento e, embora reconheça que as circunstâncias acima relatadas reduzem a necessidade de medidas restritivas de direito, não ignoro a importância de assegurar inteiramente a futura aplicação da lei penal”, observou o juiz.

O magistrado decidiu que Rocha Loures está proibido de manter contato com qualquer investigado, réu ou testemunha relacionados aos feitos que responde.

Também não pode deixar o país e tem que estar em casa entre 20h e 6h todos os dias nos endereços que tem no Distrito Federal, São Paulo e Paraná. O ex-assessor de Temer também não pode sair de casa aos sábados, domingos e feriados.