Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

Governo institui subcomitê para acolhimento de imigrantes venezuelanos

Grupo interministerial organizará serviços de acolhimento em abrigos e centros transitórios sob competência do governo federal

31/12/2018 15:33
Compartilhar notícia
Igo Estrela/Metrópoles
Governo institui subcomitê para acolhimento de imigrantes venezuelanos

A Casa Civil da Presidência da República instituiu o Subcomitê para Acolhimento dos Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade Provenientes da Venezuela. A resolução foi publicada na edição desta segunda-feira (31/12) do Diário Oficial da União.

Segundo o texto, compete ao subcomitê organizar a gestão dos serviços de acolhimento em abrigos e centros transitórios sob competência do governo federal no estado de Roraima e em outros entes federativos, com o estabelecimento de regras e parâmetros a serem seguidos pelos gestores dos abrigos e pela população abrigada.

O órgão também ficará responsável por atualizar o cadastro dos imigrantes provenientes da Venezuela; garantir a oferta de atendimento em saúde para os imigrantes venezuelanos; a inserção dos adultos e das crianças na rede de ensino local; além de organizar a prestação de serviços humanitários nos abrigos por organizações parceiras.

O subcomitê poderá contar com o apoio da Organização das Nações Unidas e de organismos da sociedade civil e do setor privado para realizar as ações de sua competência. Será composto por um representante titular e um suplente dos ministérios do Desenvolvimento Social, que o coordenará; da Justiça, da Defesa, da Educação, da Saúde e dos Direitos Humanos.