metropoles.com

Brasil discutirá com EUA “nova posição” para facilitar acesso a vacinas

Manifestação ocorre após o governo norte-americano admitir negociar insumos na OMC. Brasil diz ter “objetivo expresso” na negociação

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Itamaraty
1 de 1 Itamaraty - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governo brasileiro anunciou que vai negociar com os Estados Unidos formas de facilitar o acesso a vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Nesta sexta-feira (7/5), os ministérios das Relações Exteriores (MRE), da Economia, da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovações divulgaram nota conjunta defendendo a negociação.

“O Brasil discutirá, em maior profundidade, com os Estados Unidos, sua nova posição e suas implicações práticas para facilitar amplo e urgente acesso a vacinas e medicamentos no combate à Covid-19”, destaca trecho do documento.

A manifestação ocorre após o governo norte-americano mudar de posição e admitir negociar, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), uma solução multilateral que contribua para o combate à Covid-19 e a produção de vacinas e medicamentos.

“O Brasil compartilha o objetivo expresso pela Representante Comercial do Governo dos EUA, Embaixadora Katherine Tai, de prover vacinas seguras e eficientes ao maior número de pessoas possível no menor intervalo de tempo possível”, destaca o governo brasileiro.

O governo comemorou a flexibilização de posições.

“Poderá, em particular, facilitar a implementação das propostas da ‘terceira via’, que visam a aumentar e diversificar a produção e disseminação de vacinas, principalmente em países em desenvolvimento, com melhor utilização de capacidade ociosa, frisa o texto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?