metropoles.com

Bolsonaro na Bahia não contará com governador em inauguração de usina

Presidente vai inaugurar unidade fotovoltaica em Sobradinho. Rui Costa passa a segunda em Brasília, com visitas a embaixadas e ministérios

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Marcos Corrêa/PR
27/07/2019 Cerimônia de Brevetação dos Novos Paraquedistas
1 de 1 27/07/2019 Cerimônia de Brevetação dos Novos Paraquedistas - Foto: Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) embarcou nesta segunda-feira (05/08/2019) para Sobradinho, no interior da Bahia, onde participará da inauguração fotovoltaica flutuante localizada no reservatório de Sobradinho.

Mais uma vez, ele não contará com a companhia do governador do estado, Rui Costa (PT), que está, nesta segunda-feira, em viagem a Brasília. Na capital federal, o petista deve visitar algumas embaixadas e ministérios, antes de seguir para São Paulo.

Esta é a segunda vez que Bolsonaro visita a Bahia em menos de um mês. A primeira ocorreu logo após o presidente, em áudio divulgado pelo Palácio do Planalto, ter se referido ao Nordeste com o termo “paraíba”. Costa, que participaria do evento para a inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Feira de Santana, decidiu não mais participar.

O evento foi fechado para uma plateia de convidados e contou com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), além do presidente e seus aliados na Bahia. Bolsonaro embarcou às 8h para o estado.

Usina

Trata-se da primeira etapa da implantação da usina solar fotovoltaica flutuante na Usina Hidrelétrica de Sobradinho, no sertão da Bahia. O projeto é da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Os painéis solares foram colocados no rio São Francisco. Neste primeiro momento, o empreendimento será inaugurado com capacidade instalada de 1 Megawatt pico (MWp) e será para consumo interno da Usina de de Sobradinho.

Nesta inauguração, acompanham Bolsonaro, na Bahia, o ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite e o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior.

O projeto visa atender a uma potência instalada de 1 MWp, com um total de 3.792 painéis solares. Esse sistema utiliza uma área de lago de, aproximadamente, 11 mil metros quadrados (m²) para a instalação.  A expectativa é que, ao todo, a capacidade da usina seja de 2,5 MWp até o fim deste ano. O investimento para todo o projeto é de R$ 55 milhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?