metropoles.com

Bolsonaro formaliza acordo de Brasil e EUA sobre Base de Alcântara

Decisão dá aos norte-americanos poder de realizar lançamento de satélites no local. Equipamentos bélicos estão proibidos

atualizado

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) formalizou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (24/05/2019) o envio ao Congresso Nacional do texto do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) entre o Brasil e os Estados Unidos, que trata do uso comercial pelos norte-americanos da base de lançamento de foguetes em Alcântara, no Maranhão.

O acordo foi assinado em 18 de março, durante viagem oficial de Bolsonaro a Washington. De acordo com o tratado estabelecido entre os dois países, o lançamento de satélites foi liberado, mas o texto proíbe equipamentos bélicos.

A decisão é questionada pelo menos desde a primeira tentativa de acordo, ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso. À época, o Congresso não aprovou o texto – que incluía a concessão de aéreas dos EUA.

O Ministério da Defesa considera que o acordo é capaz de destravar o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e, com isso, atrair investimentos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?