metropoles.com

Bolsonaro diz que taxar aço e alumínio é tática política de Trump

Presidente dos EUA anunciou pelo Twitter a retomada da tarifa sobre produtos brasileiros e argentinos

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos/PR
02/12/2019 Entrevista a Thiago Nolasco, Jornal da Record
1 de 1 02/12/2019 Entrevista a Thiago Nolasco, Jornal da Record - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou em entrevista à TV Record, na tarde dessa segunda-feira (02/12/2019), que o anúncio de taxação do aço e do alumínio pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, faz parte de uma estratégia política focada na reeleição do norte-americano. Para o mandatário do Brasil, ainda é possível reverter a decisão dos EUA.

“Sabemos que ele tem eleição no ano que vem e isso faz parte da sua estratégia política, mas nós somos um grande parceiro. Acreditamos que dá para solucionar essa questão. Tem outras coisas em jogo. A questão do trigo americano, que ele quer colocar aqui. O Mercosul caminha em um sentido de se aproximar dos Estados Unidos. Acho que ainda é possível negociar, sim”, afirmou Bolsonaro.

Trump informou pelo Twitter, nesta manhã, que os EUA retomariam as tarifas sobre o alumínio e o aço do Brasil e da Argentina.

A medida, segundo o post do norte-americano, seria uma retaliação em consequência da desvalorização do real e do peso – o que, de acordo com Trump, seria uma prática deliberada de ambos os países.

Ligação
Os ministérios da Economia, Relações Exteriores e Agricultura estão empenhados em levantar informações para negociar com o governo norte-americano. Caso as tentativas sejam frustradas, Bolsonaro prometeu fazer uma ligação direta ao chefe da Casa Branca. “Em última análise, caso não tenha sucesso, eu ligarei para o presidente Trump”, reafirmou.

O chanceler Ernesto Araújo e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disseram após um evento do Palácio do Planalto nesta tarde que o momento é de analisar os impactos da medida.

“Era um setor que desde o ano passado já preocupava os americanos. Vamos tentar entender e depois ver como a gente vai conversar com os Estados Unidos. Com muita calma, vamos chegar a um entendimento”, disse Araújo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?