metropoles.com

Aço: governo promete “defender interesse comercial” do país

Declaração foi uma resposta ao comunicado do presidente Donald Trump, que confirmou a retomada das tarifas sobre o produto brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Mark Wilson/Getty Images
Bolsonaro e Trump
1 de 1 Bolsonaro e Trump - Foto: Mark Wilson/Getty Images

Após a declaração do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, de que retomará a taxação sobre o aço e o alumínio brasileiros, o governo afirmou que, ao tomar conhecimento da possível medida, “está em contato com interlocutores em Washington para tratar do tema”.

O comunicado foi feito por nota conjunta do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Economia e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“O governo trabalhará para defender o interesse comercial brasileiro e assegurar a fluidez do comércio com os EUA, com vistas a ampliar o intercâmbio comercial e aprofundar o relacionamento bilateral, em benefício de ambos os países”, diz trecho da manifestação.

Entenda
O presidente Donald Trump anunciou em conta oficial no Twitter, na manhã desta segunda-feira (02/12/2019), que vai retomar as tarifas sobre aço e alumínio brasileiros.

A medida, segundo o presidente norte-americano, decorre do fato de tanto o Brasil quanto a Argentina estarem liderando uma política de desvalorização das próprias moedas, o que prejudicaria a indústria norte-americana.

“Munição aos opositores”
Pego de surpresa com a medida, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a declaração do mandatário dos Estados Unidos de retornar a tarifa sobre importação de aço e alumínio do Brasil serve de munição para opositores do governo no Brasil. “Se for o caso, vou ligar para Trump”, disse.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?