metropoles.com

Bolsonaro comemora medida do STF que impede imposto sindical na folha

Presidente já havia editado medida provisória e decreto para colocar um fim na cobrança compulsória da contribuição

atualizado

Compartilhar notícia

Alan Santos/PR
28/06/2019 Encontro Bilateral com o Presidente dos EUA
1 de 1 28/06/2019 Encontro Bilateral com o Presidente dos EUA - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) comemorou, nesta segunda-feira (01/07/2019), decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, na prática, suspende a cobrança de contribuição sindical diretamente na folha salarial do trabalhador.

Na última sexta-feira (28/06/2019), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar para suspender decisão do juízo da 48ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, que determinou que a Claro S.A. efetuasse o desconto em folha da contribuição sindical de seus empregados sem autorização individual prévia e expressa.

Em análise preliminar do caso, o magistrado verificou violação à autoridade da decisão do STF na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5794, na qual a Corte julgou constitucional o fim da cobrança compulsória da contribuição.

Isso depois de ter caducado a Medida Provisória 873/2019, que impedia o desconto da contribuição sindical em folha, por não ter sido votada pelo Congresso até a sexta-feira. Sem a decisão do STF, o desconto da contribuição em folha continuaria em vigor.

Veja o tuíte do presidente:

MP e decreto
No início de março deste ano, o presidente editou a chamada medida provisória do imposto sindical, que impediria o desconto da contribuição em folha. O pagamento passaria a ser feito por boleto bancário, enviado apenas aos trabalhadores que autorizassem expressamente a cobrança da contribuição.

No final do mesmo mês, o Planalto publicou o Decreto nº 9.735/2019, que revogava trechos da gestão das consignações em folha do Poder Executivo federal e confirmava as determinações da MP 873.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?