metropoles.com

CCJ: relator protocola parecer da indicação de Aras na próxima semana

O colegiado vai votar o nome do subprocurador para o cargo. Depois disso, se aprovado em plenário, Aras será sabatinado pela comissão

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Twitter
Eduardo Braga e Augusto Aras
1 de 1 Eduardo Braga e Augusto Aras - Foto: Reprodução/ Twitter

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) indicou que vai protocolar, na próxima semana, o parecer da indicação do subprocurador Augusto Aras à Procuradoria-Geral da República (PGR). O texto entrará no sistema eletrônico da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Aras será sabatinado pelo colegiado, que deverá votar a indicação. Depois disso, o nome dele será analisado no plenário do Senado Federal, que deve ocorrer na semana do dia 22 de setembro, informou o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), Aras será sabatinado pelos senadores. No entanto, a data ainda não está marcada. Desde a indicação, o subprocurador tem feito visitas frequentes aos parlamentares. Ele chegou, inclusive, a participar de uma reunião de líderes com Alcolumbre no início da semana.

O mandato da atual procuradora-geral, Raquel Dodge, termina na próxima terça-feira (17/09/2019). Até que seja concluída a tramitação da indicação de Aras na Casa, a PGR será comandada pelo subprocurador-geral Alcides Martins, vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF).

Alcolumbre deu início ao processo de análise da nomeação de Aras na última quarta-feira (11/09/2019), quando leu a mensagem presidencial com o nome do subprocurador para o cargo de procurador-geral da República. Foi ele quem designou a relatoria a Braga.

O senador, investigado na Lava Jato em um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), é acusado de praticar “caixa 3” enquanto presidia o diretório do partido em Manaus, em 2012. Ele é acusado de ter recebido R$ 6,08 milhões da JBS. Se a indicação de Aras for aprovada no Senado, caberá a ele apresentar ou não uma denúncia contra o congressista.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?