metropoles.com

Apesar de convocação, Onyx desmarca ida à CCJ da Câmara nesta semana

O ministro da Casa Civil avisou ao presidente da comissão, Felipe Francischini, que não se encontrará com o colegiado nesta quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Onyx Lorenzoni – Ministro da Casa Civil
1 de 1 Onyx Lorenzoni – Ministro da Casa Civil - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, comunicou ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Felipe Francischini (PSL-PR), que não irá comparecer à sessão de quarta-feira (12/06/2019), a qual havia sido convocado pelo colegiado no último 28 de maio.

Em documento enviado ao parlamentar, Lorenzoni alega que tinha compromisso com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). agendado para a mesma data.

Onyx pontuou que a marcação de agenda na Casa Civil, assim como na Presidência, tem de ser feita com ao menos 15 dias de antecedência. Como teria sido notificado pela convocação apenas no último 7 de junho, o comparecimento à CCJ nesta quarta seria antecedido de apenas cinco dias.

Veja o ofício completo abaixo:

No documento, o ministro disse ainda que tinha três datas disponíveis para ir à comissão: 25, 26 ou 17 deste mês. Onyx foi convocado pelos membros da comissão para prestar esclarecimentos sobre o decreto do Executivo que ampliou a posse e o porte de armas no país, por meio do Decreto nº 9.875/19.

O recuo de Onyx ocorre um dia depois de vazar uma série de mensagens entre integrantes da Lava Jato, na qual há uma suposta ingerência do ex-juiz Sergio Moro e atual ministro da Justiça de Jair Bolsonaro sobre a atuação dos procuradores na operação.

Nesta tarde, parlamentares da oposição anunciaram obstrução de todas as pautas do governo no Congresso até que haja avanço nas investigações e afirmaram que procurarão alguns líderes do Centrão para aumentar a mobilização contra o governo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?