Advogado de Lula se reúne com juíza Carolina Lebbos

Pedido já foi protocolado e defesa quer sair da audiência com alvará de soltura em mãos

ERNANI OGATA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDOERNANI OGATA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

atualizado 08/11/2019 13:07

A petição para a imediata soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será entregue diretamente à juíza federal Carolina Lebbos, responsável pelo caso. O documento já foi protocolado e o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin, tem uma audiência com a juíza no início da tarde. Zanin, que se reuniu com Lula pela manhã na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, diz que pretende sair da reunião com o alvará de soltura em mãos.

A intenção é que Lula saia da prisão ainda  nesta sexta-feira (08/11/2019). Para que a soltura seja agilizada, os advogados pedem a dispensa do exame de corpo de delito.

“Considerando-se que o Peticionário claramente encontra-se enquadrado na moldura fática delineada no decisum, ou seja, (i) em execução açodada da pena privativa de liberdade, em razão de condenação não transitada em julgado e (ii) seu encarceramento não está fundamentado em nenhuma das hipóteses previstas no art. 312 do Código de Processo Penal, torna-se imperioso dar-se imediato cumprimento à decisão emanada da Suprema Corte. Ademais, o Peticionário requer a dispensa do exame de corpo de delito”, argumenta a defesa na publicação, referindo-se à decisão tomada na quinta-feira (07/11/2019) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu a prisão antes do transitado em julgado.

Zanin esteve com o petista pela manhã e afirmou que, qualquer decisão que não a soltura virá carimbada com “contornos políticos”. “Não há nada que possa impedir ou protelar a decisão que determina a soltura. Qualquer ato dará contornos políticos ainda maiores”, afirmou.

O advogado disse ainda que o foco da defesa é a nulidade de todo o processo. “Foi repleto de ilegalidades. Esperamos que a Suprema Corte julgue com rapidez o habeas corpus e anule todo o processo”, destacou.

Confira o pedido apresentado à Justiça Federal:

Pedido de soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva by Metropoles on Scribd

Últimas notícias