metropoles.com

PM que cegou homem com bala de borracha no Recife é afastado

Policial que feriu Jonas de França durante protesto teve o armamento e a carteira funcional recolhidos. Seu nome não foi divulgado

atualizado

Compartilhar notícia

jonas-ferido
1 de 1 jonas-ferido - Foto: null

O policial militar responsável pelo tiro de bala de borracha que acertou o olho de Jonas Correia de França, 29 anos, durante protesto no sábado (29/5), no Recife, foi afastado disciplinarmente. A informação partiu da Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), nesta quinta-feira (3/6). A identidade do PM não foi divulgada.

Jonas trabalha como arrumador de contêineres e foi um dos feridos durante ato contra o presidente Jair Bolsonaro. O adesivador Daniel Campelo da Silva, 51 anos, também perdeu parcialmente a visão após ação violenta da polícia, durante o ato. Os dois feridos afirmaram que estavam de passagem pelo local e não faziam parte da manifestação.

A SDS afirmou que ainda investiga o responsável pelo disparo que cegou Daniel. Já o policial que feriu Jonas teve o armamento e a carteira funcional recolhidos e responderá a processo administrativo.

Oito agentes foram identificados e afastados de suas funções durante a apuração feita pela corregedoria, que investiga a ocorrência de excesso policial durante o protesto.

Cinco dias após a ação policial violenta, o Governo de Pernambuco ainda não informou quem autorizou o ataque. O governador Paulo Câmara (PSB) declarou em entrevista que a orientação não partiu da cúpula da segurança estadual, que monitorava o ato no momento em que policiais militares atacaram os manifestantes e outros presentes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?