metropoles.com

MPSP abre inquérito para apurar convocação de PMs a protesto

Eles teriam convocado colegas para a manifestação política de 7 de setembro, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

atualizado

Compartilhar notícia

JB NETO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
Segurança na USP viatura pmsp polícia militar
1 de 1 Segurança na USP viatura pmsp polícia militar - Foto: JB NETO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) instaurou inquérito civil, nesta terça-feira (24/8), para investigar se dois coronéis da Polícia Militar cometeram ato de improbidade administrativa ao convocar policiais para a manifestação política de 7 de setembro. A informação é da GloboNews.

Os alvos são Aleksander Toaldo Lacerda, coronel da ativa e ex-chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 – afastado do cargo segunda-feira (23/8) pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB) –, e Ricardo Nascimento de Mello Araújo, coronel da reserva, ex-comandante da Rota e atual presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns de Entrepostos Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Pelas redes sociais, Lacerda e Araújo convocaram policiais militares e funcionários da Ceagesp para manifestação no dia 7 de setembro em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. A conduta é vedada pela corporação.

Lacerda também teria chamado Doria de “cepa indiana”, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), de “covarde”, e o deputado Rodrigo Maia, nomeado para a secretaria de Projeções e Ações Estratégicas do Estado de São Paulo, de beneficiário de um esquema “mafioso”.

O caso levou Doria a afastar o coronel, sob a justificativa de que não admitirá postura de indisciplina e manifestações de ordem política de policiais militares na ativa. Pelo próprio regulamento da corporação da Polícia Militar, policiais são proibidos de participar ou promover atos político-partidários.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações