Moraes libera investigação contra prefeito de Ananindeua (PA)

Prefeito Daniel Santos é alvo de processo do Ministério Público do Pará que apura fraude em licitações e corrupção de agentes públicos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação
Imagem mostra o político Daniell Santos, que tem cabelos curtos, barba e usa óculos - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra o político Daniell Santos, que tem cabelos curtos, barba e usa óculos - Metrópoles - Foto: Divulgação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que o Ministério Público do Pará (MPPA) retome a investigação criminal contra o prefeito de Ananindeua (PA), Daniel Santos (PSB). Ele é alvo da Operação Hades, que apura supostas fraudes em licitações e crimes de corrupção ativa e passiva na prefeitura.

Em 7 de março, o magistrado havia suspendido temporariamente o processo, ao atender a um pedido da defesa do político — que alegou irregularidades na atuação do MPPA.

Moraes entendeu que a paralisação seria necessária para evitar ilegalidade e possível violação ao princípio do promotor natural, pois a investigação foi conduzida por um promotor de exceção.

Na última sexta-feira (13/3), após receber informações solicitadas à Justiça e ao Ministério Público, o ministro afirmou que “não há nulidade no âmbito da operação ligada ao prefeito” e devolveu o caso ao Tribunal de Justiça do Pará.

“A decisão do ministro Alexandre de Moraes não julgou a nulidade da Operação Hades. O ministro apenas afirmou que esse tema não poderia ser discutido naquele processo, que trata exclusivamente da portaria do Ministério Público que criou a força-tarefa para investigar o município de Ananindeua”, disse o advogado Rafael Carneiro, que representa Daniel Santos.

 

Moraes libera investigação contra prefeito de Ananindeua (PA) - destaque galeria
4 imagens
Prefeito de Ananindeua viaja em jatinho de empresa contratada pelo município
Daniel Santos (PSB), prefeito de Ananindeua (PA)
Moraes libera investigação contra prefeito de Ananindeua (PA) - imagem 4
Prefeito de Ananindeua, no Pará
1 de 4

Prefeito de Ananindeua, no Pará

Reprodução/ Instagram
Prefeito de Ananindeua viaja em jatinho de empresa contratada pelo município
2 de 4

Prefeito de Ananindeua viaja em jatinho de empresa contratada pelo município

Material cedido ao Metrópoles
Daniel Santos (PSB), prefeito de Ananindeua (PA)
3 de 4

Daniel Santos (PSB), prefeito de Ananindeua (PA)

Reprodução/Prefeitura de Ananindeua
Moraes libera investigação contra prefeito de Ananindeua (PA) - imagem 4
4 de 4

Investigação

A força-tarefa foi deflagrada pelo MP do Pará, em setembro, e teve como alvo o prefeito da de Ananindeua, Daniel Santos (PSB). Atualmente, ele aparece no topo das pesquisas ao governo do Pará, empatado tecnicamente com a vice-governadora Hana Ghassan (MDB).

As investigações apontam que uma fazenda em Tomé-Açu foi vendida ao prefeito por R$ 16 milhões. O imóvel foi registrado em nome de uma empresa ligada ao gestor. Segundo a decisão judicial, os pagamentos teriam sido feitos por empresas que possuem contratos com a prefeitura.

Também é investigada uma suposta evolução patrimonial incompatível com a renda declarada por Daniel Santos. A deputada federal Alessandra Haber (MDB-PA), esposa do prefeito, pediu ao STF que o processo seja transferido para Brasília. Ela argumenta que a apuração também a atinge e que, por isso, o caso deveria tramitar na Corte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?