“Moeda branca”: candidato em SC oferecia cocaína em troca de votos
Investigação da Polícia Civil desvendou esquema de compra de votos com cocaína nas eleições municipais de Timbé do Sul (SC)
atualizado
Compartilhar notícia

Investigação conduzida pela Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), divulgada nesta sexta-feira (5/6), identificou um suposto esquema de compra de votos com drogas, durante a eleição municipal de Timbé do Sul (SC), no Sul do estado. Segundo as autoridades, eleitores teriam recebido porções de cocaína em troca de apoio a um candidato ao cargo de vereador.
O caso veio à tona durante apurações sobre tráfico de drogas realizadas entre 2021 e 2022. A partir da prisão de um suspeito, os investigadores tiveram acesso ao celular dele e encontraram mensagens que indicavam a existência do esquema.
Segundo a polícia, as conversas revelavam pedidos de fotos dos títulos eleitorais dos votantes e a oferta de uma recompensa equivalente a R$ 50 por voto. Em vez de dinheiro, porém, o pagamento era realizado com pequenas quantidades de cocaína, chamadas pelos envolvidos de “moeda branca”.
Durante os depoimentos, alguns eleitores confirmaram ter enviado a documentação solicitada e recebido a droga prometida antes do período eleitoral.
As investigações apontaram ainda que o então candidato beneficiado pelo esquema teria conhecimento da prática. Conforme a Polícia Civil, a análise das mensagens e o cruzamento de informações reunidas ao longo da investigação indicaram a ligação entre o traficante e o político.
O caso foi levado à Justiça Eleitoral, que reconheceu a ocorrência de corrupção eleitoral e aplicou as sanções cabíveis aos envolvidos. Até o momento, o nome do político não foi divulgado pelas autoridades.