metropoles.com

Milei pede atenção de fiscais na apuração dos votos na Argentina

Pouco antes do fim da votação, candidato de ultradireita pediu atenção de fiscais apontando que opositores vão tentar enganá-los na apuração

atualizado

Compartilhar notícia

Tomas Cuesta/Getty Images
Imagem colorida do candidato à presidência da Argentina, Javier Milei - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do candidato à presidência da Argentina, Javier Milei - Metrópoles - Foto: Tomas Cuesta/Getty Images

Na disputa pela Presidência da Argentina, o o candidato Javier Milei enviou uma mensagem aos fiscais de seu partido que acompanham a apuração dos votos. A votação foi encerrada às 18h e, em seguida, foi iniciada a apuração preliminar. Seu opositor é o governista Sergio Massa, atual ministro da Economia.

“Quero agradecer a todos os procuradores pelo empenho e dedicação neste dia histórico. Sinto-me abençoado por ter seu apoio e carinho. As horas mais desafiadoras são as que estão por vir, o Kirchnerismo vai usar todas as suas forças para nos enganar na contagem. Peço que fiquem nas escolas, defendam os votos, é o momento da verdade. Obrigado e viva a liberdade!”, escreveu.

Milei tem 53 anos, é deputado federal e economista. Em agosto, ele venceu as primárias e era tido como favorito, mas acabou como segundo colocado no primeiro turno.

O candidato tem o apoio da direita, no Brasil encabeçada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Um dos filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), chegou a ir para a Argentina no dia 22 de outubro para acompanhar o primeiro turno.

0

Milei se intitula “anarcocapitalista” faz parte coalizão política Liberdade Avança. Ele tem propostas econômicas de redução dos gastos públicos e fechamento do Banco Central, mas são as posições polêmicas que geram maior debate.

Assim como Bolsonaro, ele é favorável à liberação da posse de armas e contra o aborto, que é legal no país, e também propõe o comércio de órgãos humanos e o fim da educação escolar obrigatória.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações