metropoles.com

Mercosul: novas placas não serão mais obrigatórias, diz Bolsonaro

O presidente da República usou a internet para avisar que a troca só será imperativa para carros novos ou em casos de furto ou danos

atualizado

Compartilhar notícia

Andrews Nery/Especial para o Metrópoles
Placa-Mercosul-3
1 de 1 Placa-Mercosul-3 - Foto: Andrews Nery/Especial para o Metrópoles

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou nesta quarta-feira (22/01/2020) que não será mais exigida a placa Mercosul nos veículos em casos como trocas de município. As atuais valerão até o fim da vida útil do automóvel, informou o chefe do Planalto. O novo dispositivos seguirá necessário para carros novos ou após furtos ou danos.

A medida economizará R$ 2 bilhões ao ano para a sociedade, estimou Bolsonaro em série de posts no Twitter.

“Não será mais necessário trocar de placas sempre que trocar de município. As medidas adotadas significam R$ 2 bilhões/ano de economia para sociedade”, escreveu Bolsonaro.

A troca, que passaria a ser obrigatória a partir de 31 de janeiro, era prevista na Resolução 729/2018, ainda no governo do ex-presidente Michel Temer. De acordo com Bolsonaro, as placas custariam o dobro do preço das atuais e “seria um negócio bilionário para os fabricantes”.

Bolsonaro explicou que as primeiras tentativas para unificar os modelos de placas dos países do Mercosul iniciaram em 2010 durante o governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva. A placa Mercosul, contudo, foi “efetivamente” criada em 2014, na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff.

“O nosso governo visando não trazer prejuízo para os proprietários fez alterações na nova placa. Retiramos a exigência de chips e dispositivos refletivos, por exemplo”, completou. “Seria um negócio bilionário para os fabricantes de placas evitado por nós.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?