Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Lula fala sobre programa para baratear passagens de avião

Lula disse já ter conversado com ministro do Turismo sobre programa que facilitaria as viagens de pessoas carentes, idosos e trabalhadores

01/08/2023 11:18
Compartilhar notícia
Ricardo Stuckert/Presidência
imagem colorida do presidente Lula sorrindo - Metrópoles

Durante a 8ª live semanal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira (1º/8), que pediu ao novo ministro do Turismo, Celso Sabino, que ele lance um programa que facilitará as viagens de pessoas carentes, idosos e trabalhadores.

“O que nós precisamos é discutir como baratear o preço da passagem de avião para o povo viajar. Está muito caro. Às vezes, para ir daqui de Brasília até São Paulo, é mais caro que daqui para Miami. Não é possível! Precisamos também fazer a divulgação do Brasil lá fora, fazer propaganda das coisas bonitas e boas daqui”, sugeriu Lula.

Segundo o presidente, ele chegou a conversar com o novo ministro do Turismo sobre um lançamento de um programa de viagens. No lugar de Daniela Carneiro, exonerada, Celso Sabino foi nomeado no dia 14 de julho. O novo ministro toma posse nesta quinta-feira (3/8).

“Falei com o ministro [Celso Sabino] e ele vai apresentar um programa. Ele vai tomar posse oficialmente agora. O que eu quero é que a gente apresente um programa para facilitar a viagem de aposentados, trabalhadores e empregadas domésticas. Nós temos que baratear para as pessoas poderem viajar, porque é isso que dá uma dimensão de soberania e nação ao nosso povo”, pontuou.

Lula cita canal de TV

Na fala, o mandatário também de como o Brasil é retratado nos canais de televisão exibidos em outros países e sugeriu a criação de um canal brasileiro na mídia internacional, para que sejam retratadas “as coisas boas do país”.

Para Lula, as coisas ruins acontecem também no Brasil, mas é preciso mostrar que o país tem uma culinária “extraordinária”, democracia e infraestrutura. Lula brincou que, se pudesse, “ficaria no aeroporto distribuindo “um pedacinho de torresmo para cada viajante”. “É bom a gente comer, experimentar, pra saber como é a cultura do país. Somos muito diversos”, disse.

O mandatário reforçou que mantém diálogos com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, sobre a criação de uma televisão brasileira para ser exibida no exterior.

“Um país do tamanho do Brasil tem que ter TV internacional. Você viaja o mundo e não vê uma notícia do Brasil. Se você quiser ver notícia do Brasil, você tem que ver pela TVSur, que é da Venezuela. Por que a gente não tem um canal? Eu já tentei da outra vez, não deu certo, até tentei fazer convênio com Portugal, utilizar a TV portuguesa para ter sociedade nela, não andou. Mas acho que agora o companheiro Pimenta vai fazer um esforço especial. É para mostrar a cara do Brasil lá fora”, pontuou.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters