metropoles.com

STJ encerra ano judiciário com a presença de Lula

Lula indicou a atual presidente do STJ, Maria Thereza Moura, em 2006, durante o primeiro mandato como presidente da República

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
imagem colorida de Lula e presidente do STJ, Maria Thereza, no STJ - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Lula e presidente do STJ, Maria Thereza, no STJ - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta segunda-feira (15/12), da solenidade de encerramento do ano judiciário, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os trabalhos recomeçam em fevereiro do próximo ano.

A ida do petista à Corte é simbólica, pois foi ele quem indicou a atual presidente do STJ, ministra Maria Thereza Moura, em 2006, durante o primeiro mandato à frente do Executivo federal.

Após o encontro, Lula não deu declarações à imprensa e voltou para o hotel onde está hospedado, em Brasília.

0

O STJ julga crimes comuns praticados por governadores, desembargadores estaduais, federais, eleitorais e trabalhistas, conselheiros de tribunais de contas e procuradores da República, entre outros.

Aposentadoria

Durante a sessão, houve homenagem ao ministro Jorge Mussi, que vai se aposentar após 15 anos no STJ. Mussi emocionou-se durante o último discurso na Corte. Ele agradeceu magistrados, advogados e familiares.

“Vocês deram oportunidade de um manezinho lá de Florianópolis ser ministro do Superior Tribunal de Justiça. Nem em sonhos eu poderia imaginar que fosse compor o Tribunal da Cidadania”, afirmou o ministro, que não segurou as lágrimas ao mencionar os pais, que já morreram, e outros familiares. Mussi é natural de Santa Catarina.

Em uma rápida prestação de contas, a assessoria da presidente do STJ anunciou que a Corte teve recorde de produtividade, com 577 mil processos julgados. Outros 270 mil tramitam no STJ.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?