metropoles.com

STJ é criticado após divulgar oficinas de “rotina familiar” a mulheres

Tribunal recuou, refez panfleto de divulgação e incluiu a possibilidade de homens se inscreverem nas oficinas

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
Fachada do Superior Tribunal de Justiça
1 de 1 Fachada do Superior Tribunal de Justiça - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou um panfleto com oficinas de “rotina familiar”, “planejamento de cardápios” e “homeschooling” destinadas apenas a mulheres.

Após ser acusado de machismo, o tribunal, contudo, refez o banner de divulgação e incluiu a possibilidade de homens se inscreverem. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo.

As oficinas serão realizadas via plataforma Zoom nos próximos dias 15, 17 e 22 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, pelo Centro de Formação e Gestão Judiciária.

Panfleto de divulgação de oficinas oferecidas pelo STJ a servidoras. Banner foi refeito
Panfleto de divulgação de oficinas oferecidas pelo STJ a servidoras. Banner foi refeito

Em nota, a corte ressaltou que “foi realizada nova divulgação para destacar a possibilidade, incentivando a ampliar participação dos homens”.

Ao Metrópoles, o tribunal ressaltou que a participação dos homens já estava liberada desde o início – apesar de o primeiro banner destacar que as oficinas práticas eram para servidoras.

“Vale lembrar que as Oficinas Práticas são apenas uma pequena parcela do conjunto maior de ações do Programa Equilibra, que ao longo dos últimos três anos atuou no sentido da igualdade entre mulheres e homens em direitos e deveres”, prosseguiu.

Veja a íntegra da nota:

“A pandemia da Covid-19 nos confrontou de forma impactante com a dura realidade de que as mulheres estão sendo mais vítimas da violência dentro de suas casas. Somado a isso, TODOS os que passaram a trabalhar em regime remoto estão sobrecarregados com a necessidade de desincumbir-se das funções de conciliar a jornada de administrar os compromissos profissionais com os domésticos e familiares. É inegável que essas tarefas ainda recaem de forma mais acentuada sobre as mulheres, ainda que não seja o desejado.

Ao oferecer as oficinas, o STJ, por meio do Projeto Equilibra, cria a oportunidade para pessoas (mulheres e homens) que estão vivenciando esses desafios da nova realidade de adquirirem conhecimentos e habilidades que podem ajudar nesse processo.

Embora aos homens já estivesse facultada a inscrição nas oficinas, com as observações que recebemos quando da divulgação do primeiro cartaz foi realizada nova divulgação para destacar a possibilidade, incentivando a ampliar participação dos homens. Além disso, abriram-se as oficinas também para o público externo, via YouTube, tendo em vista que duas delas já estão com vagas esgotadas – o que evidencia o interesse e acerto na escolha dos temas.

Vale lembrar que as ‘Oficinas Práticas’ são apenas uma pequena parcela do conjunto maior de ações do Programa Equilibra, que ao longo dos últimos três anos atuou no sentido da igualdade entre mulheres e homens em direitos e deveres, projetando na vida de todos os brasileiros o ideal de uma vida digna e plena de direitos, nos exatos termos previstos na Constituição Federal. No dia 8 de março, acontece o Talk Show ‘O Poder é Delas: Desafios e realidade’; e no dia 11 de março, acontece a 3ª edição do encontro ‘Mulheres que inspiram’. Todos os eventos online, com transmissão pelo Canal do STJ no YouTube.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?