metropoles.com

Ministros do STF reclamam da greve dos caminhoneiros: “Faz-nos reféns”

Em áudios vazados de conversa durante sessão desta quinta (24/5), Gilmar Mendes e Celso de Mello reclamam do movimento, considerado absurdo

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Especial para o Metrópoles
Votação do HC do Lula  no STF
1 de 1 Votação do HC do Lula no STF - Foto: Igo Estrela/Especial para o Metrópoles

A greve nacional dos caminhoneiros chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ao menos, virou pauta de um diálogo entre os ministros Gilmar Mendes e Celso de Mello durante a sessão desta quinta-feira (24/5).

A dupla conversava quando o plenário ainda estava vazio e em silêncio. Sem que os ministros percebessem, o diálogo foi captado (e vazado) pelos microfones da Casa. No áudio, publicado originalmente pelo site Jota e reproduzido abaixo, Gilmar Mendes desabafa: “Que crise, hein?”. E comenta o caos, presenciado pela mulher, Guiomar Mendes, que estava na rua. Celso de Mello completa: “É um absurdo, faz-nos reféns”.

Ouça: 

 

 

Logo após os comentários, o áudio do Supremo é cortado. Na sessão desta quinta-feira, os magistrados confirmarão Rosa Weber em sua vaga no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – a ministra deve conduzir a Corte durante as eleições de 2018.

País parado
A greve dos caminhoneiros entrou nesta quinta-feira (24/5) em seu quarto dia e se estende por quase todo o país (Distrito Federal e 25 estados). A categoria reivindica a redução no valor do combustíveis, incluindo baixa da carga tributária incidente sobre os derivados de petróleo, e vem negociando suas exigências com o governo federal – que, por sua vez, tenta pôr fim ao movimento paredista.

Fornecimento de produtos e serviços estão prejudicados: pelo país, já é registrada falta de combustíveis para aeronaves, ônibus do sistema de transporte coletivo e nas bombas dos postos de abastecimento, com disparada de preços.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?