metropoles.com

Justiça autoriza José Dirceu a cumprir pena na Papuda, em Brasília

O político foi sentenciado a 30 anos e 9 meses de prisão, no âmbito da Operação Lava Jato, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
josé dirceu
1 de 1 josé dirceu - Foto: Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

O juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Federal de Curitiba, autorizou nesta quinta-feira (7/6) que José Dirceu (PT), ex-ministro-chefe da Casa Civil, cumpra pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O político foi condenado a 30 anos e 9 meses de prisão na Operação Lava Jato. A informação é da GloboNews.

Os crimes cometidos por José Dirceu são: corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro, em um processo que investiga irregularidades na Diretoria de Serviços da Petrobras.

O ex-ministro se entregou à Polícia Federal (PF) em 18 de maio, após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS), negar por unanimidade o último recurso na segunda instância. Ele foi levado para a Papuda, onde estava provisoriamente desde então. Agora, ele tem permissão para cumprir integralmente a sentença no complexo penitenciário da capital da República.

Derrotas na Justiça
Dirceu estava solto desde maio de 2017, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). O político foi preso em agosto de 2015, depois de ter sido condenado pelo juiz federal Sérgio Moro, em primeira instância, pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa no esquema de corrupção da Petrobras.

O petista teve nova condenação, também por Moro, em maio de 2016: 20 anos e 10 meses de prisão – sentença confirmada pelo TRF-4 em 26 de setembro do ano passado. A Corte, contudo, aumentou a pena para 30 anos e 9 meses de reclusão.

Nesse caso, o ex-ministro é acusado de receber mesada repassada pelo lobista Milton Pascowitch. Segundo a acusação, a empreiteira Engevix pagava propina por meio de contratos fictícios feitos com a JD Consultoria, empresa de Dirceu, em troca de acordos com a Diretoria de Serviços da Petrobras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?