Interino na PGR anuncia retorno de procuradores da Lava Jato

A volta será confirmada em portaria, que ainda será editada. Alcides convidou os seis integrantes que deixaram os postos em protesto a Dodge

Hugo Barreto/MetrópolesHugo Barreto/Metrópoles

atualizado 18/09/2019 13:01

Após assumir interinamente a Procuradoria-Geral da República (PGR), Alcides Martins disse que dará continuidade ao trabalho executado pelo órgão. Entre as primeiras medidas, está o convite para os integrantes da Lava Jato retornarem aos cargos.

Alcides disse que os seis procuradores que integraram a força-tarefa foram chamados. “Assumo o mandato com a missão de dar continuidade ao trabalho da Procuradoria-Geral”, analisou.

A volta será confirmada por meio de portaria, que ainda será editada. Alcides convidou os seis integrantes. Inicialmente, a equipe concordou em retomar os trabalhos.

A força-tarefa pediu demissão em protesto após a ex-procuradora-Geral Raquel Dodge pedir o arquivamento de trechos da delação do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro.

“Na parte criminal, em nome da importância da continuidade da Operação Lava-Jato, convidei os colegas que deixaram o grupo de trabalho a retornarem aos seus postos, o que ocorrerá imediatamente”, garantiu.

Sem abordar temas polêmicos, ele deu indícios de como será sua breve atuação. “O que tiver de ser feito, será feito”, destacou nesta quarta-feira (18/09/2019).

Nesta quarta-feira (18/09/2019), o relator da sabatina de Aras no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), indicou que a sessão será realizada no dia 25.

Alcides disse que suceder a ex-procuradora-Geral Raquel Dodge foi “tranquilo”. “Essa transmissão foi tranquila e serena. Tive a oportunidade de conversar com ela antes”, detalhou.

A partir desta quarta-feira, Dodge se afasta definitivamente dos trabalhos da PGR. Ela encerrou o mandato falando de democracia, liberdade de expressão e defesa de minorias.

Alcides assume interinamente o cargo, até Augusto Aras, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), ser sabatinado pelo Senado.

Últimas notícias