metropoles.com

Inquérito contra deputado Andrés Sanchez será enviado à 1ª instância

Determinação foi do ministro-relator do caso no STF, Celso de Mello, para quem competência do Supremo na apuração está encerrada

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Andrés Sanchez
1 de 1 Andrés Sanchez - Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

 

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a remessa à primeira instância da Justiça Federal em São Paulo de procedimento penal instaurado contra o deputado federal Andrés Sanchez (PT-SP). A decisão foi tomada no Inquérito (INQ) 4341, no qual o deputado e dirigente esportivo é investigado pelo suposto recebimento de vantagens da empresa Odebrecht relacionados à construção da Arena Corinthians.

O ministro concluiu se aplicar ao caso precedente do STF em questão de ordem na Ação Penal (AP) 937, relativo ao foro por prerrogativa de função, segundo o qual a regra quanto ao foro se aplica aos crimes cometidos durante o exercício do mandato e relacionados às funções desempenhadas.

No caso em questão, o inquérito apura supostas práticas delituosas praticadas em momentos que precederam a diplomação do investigado. “Tratando-se, por isso mesmo, de fatos absolutamente estranhos às atribuições inerentes ao oficio parlamentar”, destacou o decano do Supremo.

“Pelas razões expostas, e acolhendo, ainda, a manifestação da eminente senhora procuradora-geral da República [Raquel Dodge], reconheço cessada, na espécie, a competência originária do Supremo Tribunal Federal para apreciar este procedimento penal”, concluiu o decano, determinando a remessa dos autos ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) para posterior distribuição à primeira instância. (Com informações do STF)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?