metropoles.com

Gilmar Mendes pede ao STF que retire o porte de armas de Rodrigo Janot

O ministro também pediu a Alexandre de Moraes medidas cautelares que garantam sua segurança. Solicitação foi feita após confissão do ex-PGR

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Gilmar Mendes TSE
1 de 1 Gilmar Mendes TSE - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou um requerimento ao ministro Alexandre de Moraes, nesta sexta-feira (27/09/2019), solicitando a retirada do porte de arma do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Moraes é o relator do inquérito que apura ameaças feitas a integrantes da Corte, conhecido como “inquérito das fake news“.

O magistrado também solicitou à Corte medidas cautelares que garantam a sua segurança. A íntegra do documento, contudo, corre em segredo de Justiça.

O pedido de Gilmar Mendes foi feito após o ex-PGR afirmar, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, que teve a intenção de matar o ministro e até foi armado ao Supremo para consumar o fato. A ideia de Janot era assassinar a tiros o magistrado e cometer suicídio.

“Cheguei no meu limite e fui armado”, relatou o ex-PGR. “A minha ideia era de que ia dar um tiro na cara dele e depois ia me suicidar, na antessala do Supremo”, detalhou. Janot explicou que os dedos das mãos direita e esquerda tinham travado quando ele tentou puxar o gatilho e atirar em Gilmar.

“Potencial facínora na PGR”
O ministro Gilmar Mendes afirmou que o ex-procurador está com abstinência desde que deixou o cargo, em setembro de 2017. Mendes reagiu às revelações do ex-chefe do Ministério Público Federal (MPF), dizendo que ele precisa de tratamento psiquiátrico.

“Não imaginava que tivéssemos um potencial facínora comandando a Procuradoria-Geral da República”. Para o ministro, os presidentes que o escolheram devem ter a “autorresponsabilidade” de indicar alguém tão desprovido de condições para a função.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?