metropoles.com

Fachin manda Rio e MPRJ explicarem sigilo sobre operações policiais

O ministro também quer que seja apurado se houve descumprimento da decisão do STF que restringiu ações policiais em comunidades do estado

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
edson fachin
1 de 1 edson fachin - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou o governo do Rio de Janeiro e o Ministério Público do estado (MPRJ) explicarem, no prazo de 10 dias, a imposição de sigilo sobre os dados das operações policiais ocorridas em comunidades, após a decisão da Corte de barrá-las.

O pedido faz referência à ação assinada por 19 integrantes de movimentos em defesa dos direitos humanos, incluindo a Defensoria Pública do Rio, depois da morte de 28 pessoas, há um mês, durante operação no Jacarezinho,  Zona Norte no Rio de Janeiro.

Além do afastamento do sigilo, a petição requer que o Ministério Público Federal (MPF) investigue se houve descumprimento da decisão do STF, proferida em junho do ano passado, por parte das autoridades fluminenses.

Fachin determinou que o estado e o MPRJ se pronunciem sobre a questão, antes de retomar o julgamento do recurso justamente para decidir se houve ou não alguma desobediência.

A análise em plenário virtual teve início no último dia 21, mas foi interrompida três dias depois, porque o ministro Alexandre de Moraes pediu vista do processo – mais tempo para analisá-lo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações